Linha de Cuidado do AVC da FHGV intensifica ações de prevenção à doença

 In FHGV, Notícias

Nesta sexta-feira (29/10) é o Dia Mundial de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), e a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), através da Linha de Cuidado do AVC, está com ações de orientação para os profissionais de saúde. O médico neurologista e coordenador da área, Diógenes Guimarães Zãn, tem intensificado as instruções para o atendimento em todas as unidades geridas pela Fundação e em órgãos ligados à saúde pública.

Nessa quarta-feira( 27/10), a Prefeitura de Sapucaia do Sul, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, e a FHGV promoveram a capacitação para os profissionais da rede básica de saúde do município. Segundo a coordenadora de Planejamento em Saúde, Flávia Motta, com o momento de maior controle da pandemia, as capacitações profissionais retornarão com maior frequência à rede de saúde de Sapucaia. O diretor em Saúde, Laercio Ari Kerber, ressaltou que o AVC, é umas das principais causas de morte por doenças cardiovasculares no Brasil, o que faz com que todos os que atuam na saúde fiquem em alerta.

Ao final, Zãn recebeu uma homenagem e um certificado de agradecimento da coordenadora Flávia, pela aceitação do convite.

Treinamentos AVC

Também já foram realizadas capacitações na Unidade de Pronto Atendimento, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e no Hospital Municipal Getúlio Vargas, que são unidades geridas pela FHGV em Sapucaia e, no Hospital Tramandaí (HT), no litoral Norte. No HT, as orientações aconteceram nessa terça-feira (26/10) e contou com a participação dos profissionais das secretarias da Saúde de Tramandaí e de Imbé e com o secretário da Saúde de Tramandaí, Luciano Salatiel.

Corrida Contra o AVC

Neste domingo (31/10), a partir das 8h, em frente a Prefeitura de Tramandaí, acontece a concentração para a 1ª Corrida Contra o AVC da FHGV – Hospital Tramandaí. Quem não puder correr, pode caminhar. A largada está prevista para as 9h em frente a Prefeitura de Tramandaí, localizada na Avenida da Igreja nº 346, com trajeto passando pela Avenida Nilza Costa Godoy nº 10 antiga Avenida Rio Grande nº 10 em Imbé com destino até o HT, situado na Av. Emancipação nº 1255.

O trajeto vai contar com duas tendas de saúde com verificação da pressão arterial, teste de glicose, orientações para prevenção, identificação de sinais e sintomas do AVC e distribuição de água e fruta. Todos podem participar e basta fazer a inscrição para a corrida a partir das 8h no mesmo dia da atividade. Os que desejarem devem fazer a pré-inscrição para a corrida acessando este link.

Programação

8h: inscrições presenciais em frente a Prefeitura de Tramandaí – Av. da Igreja nº 346.

8h30min: orientações com profissionais de saúde, verificação de pressão arterial e teste de glicose.

9h: largada.

10h: “O tempo importa: orientações sobre o AVC” – médico neurologista e coordenador da Linha de Cuidado do AVC da FHGV, Diógenes Guimarães Zãn.

10h20min: Premiação em frente ao HT.

Recent Posts