Funcionários do HMGV são sensibilizados sobre prevenção no Setembro Amarelo

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Nesta sexta-feira (10/09), é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e ações de sensibilização estão sendo feitas no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) em Sapucaia do Sul. A Organização Mundial da Saúde instituiu o Setembro Amarelo como mês de prevenção e o tema deste ano é “Agir salva vidas”. Um laço amarelo foi entregue para funcionários em diferentes unidades da instituição onde também existe um mural para recados referentes ao assunto.

A ação conta com profissionais da Saúde do Trabalhador e da Comissão de Direitos Humanos da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. Outra atividade promovida em conjunto com a unidade de saúde mental do HMGV é um cronograma com roda de conversa com no máximo sete pessoas em diferentes dias e horários ao longo da próxima semana. A psicóloga da Saúde do Trabalhador, Christiane Lema, observa que o Setembro Amarelo é um alerta para o risco de suicídio na população de todas as faixas etárias.

“Essa é uma questão de saúde pública bem importante. A campanha tem cunho preventivo, para despertar a perspectiva da vigilância em saúde para esse problema e mobilizar a população para perceber os sinais de risco. Tem também o propósito de orientar caminhos para buscar auxílio, sustentando-se nos pressupostos de que o suicídio pode ser evitado e que deve ser amplamente discutido. Falar sobre o suicídio é reconhecer a possibilidade de que ele ocorra, sendo necessário enfrentar a questão com todos os recursos disponíveis, por isso a importância da orientação”, esclarece.

Sinais

Christiane reforça que são vários os sinais de que uma pessoa está pensando em suicídio ou prestes a tentá-lo. Entre os indícios, destacam-se: desesperança; desinteresse e/ou falta de ânimo para envolver-se com as atividades de costume ou novas; isolamento social crescente; sentimentos de solidão e desamparo muito intensos; preocupação e falas sobre morte, fim da vida, entre outros.

Ela ainda cita a ideia ou intenção explícita de parar de viver, de não continuar mais, não aguentar mais e frases como: “vou deixar vocês em paz”; “queria dormir e não acordar mais”. Além disso, outros indicativos citados pela psicóloga são agressividade frequente que muitas vezes é sinal de quadro depressivo; diminuição ou ausência de cuidados consigo mesmo; acidentes frequentes; reações intensas a acontecimentos que podem gerar vulnerabilidade, tais como: perda de emprego, perda de familiar, doença, discriminação, agressões e humilhações excessivas, sofrimento no trabalho, entre outros.

“Dificilmente quem tenta ou comete suicídio não sinaliza através do comportamento ou de verbalizações”, alerta Christiane, que é especialista em Psicoterapia e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Cronograma roda de conversa

– 13/09 – 10h – Sala 3 HMGV

– 14/09 – 8h – Sala 1 HMGV

– 15/09 – 10h – Sala 3 HMGV

– 16/09 – 18h – Sala 3 HMGV

– 17/09 – 15h – Sala 1 HMGV

Onde buscar ajuda?

Nas unidades de Centro de Atenção Psicossocial, Básicas de Saúde, Pronto Atendimento 24h, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência pelo telefone 192, nos hospitais e nos prontos-socorros. Pelo telefone 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV) ou pelo site www.cvv.org.br. A ajuda para os funcionários da FHGV também é possível na Saúde do Trabalhador das unidades.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Jocélia Bortoli

Recent Posts