Profissionais do HT empenhadas no estímulo da amamentação em mês de campanha

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

As equipes multidisciplinares do Hospital Tramandaí (HT), que é gerido pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), dedicam-se a incentivar o aleitamento materno no Agosto Dourado. As ações envolvem desde decoração de espaço ao acolhimento educativo por profissionais de saúde. No dia 14 deste mês, Gabrieli Oliveira, de Capão da Canoa, aos 25 anos, teve o seu primeiro filho no HT. “Acredito que além de já estar clara a importância da amamentação, o mais relevante é a conexão que a gente estabelece com o filho. O olhar, o toque e tudo que é gerado em torno disso. No início tive dificuldade para amamentar, mas fui bem orientada. A principal dica foi a pega correta e o encaixe do bebê no seio”, afirma a mãe do Giovane Augusto.

As principais informações para amamentar são a respeito do posicionamento do bebê no colo durante a mamada; do alinhamento da cabeça e da coluna com todo o corpo voltado para o corpo da mãe sem cobertor; do ângulo de cabeça do bebê ao abocanhar o seio de forma que o nariz fique livre para respirar, e o queixo encoste na mama, contudo, os ajustes dependem do tamanho do bebê, do tamanho do seio, dos braços e da barriga da mãe. Ainda instrui-se às mães para que aconteça uma pega do seio profunda e adequada, com o mamilo apontando para o nariz do bebê, sendo necessária que se aguarde a abertura da boca para o encaixe perfeito. Outra instrução é para que a mãe identifique uma sucção eficiente, sem estalos, já que é possível ouvir o bebê engolindo.

A nutricionista Catiussa Colling explica que a alta frequência de mamadas faz parte de situação normal e que a quantidade de colostro é compatível com o tamanho do estômago do bebê nos primeiros dias de vida o que vai aumentando de forma gradual. “Além disso, as mães questionam sempre sobre alguma restrição alimentar para evitar cólicas, o que não é necessário. Oriento também os riscos de desmame associados ao uso de chupetas e mamadeiras, sendo importante que os pais tomem a decisão de usar ou não sabendo dos riscos”, declara.

Benefícios da amamentação para o bebê

  • Possui todos os nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras e água para favorecer o crescimento e o desenvolvimento do bebê.
  • Facilita a digestão e reduz cólicas, ajudando na digestão e na regulação do intestino e diminuindo a chance de o bebê sofrer com enjoos e cólicas.
  • Previne doenças como infecções, obesidade, colesterol alto, diabetes e anemia.
  • Previne alergias porque com a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, o bebê diminui a chance de desenvolver alergias alimentares.
  • Desenvolve o sistema nervoso porque é rico em DHA, um tipo de gordura boa que participa da formação dos neurônios e favorece a memória, o aprendizado e a atenção.
  • É alimento completo e até os seis meses de vida o bebê não precisa de nenhum outro tipo de alimento.

Benefícios da amamentação para a mamãe

  • Previne hemorragias maternas no pós-parto.
  • Reduz o risco de câncer de mama e ovário.
  • Queima calorias e ajuda a mulher a retornar ao peso antes de engravidar.
  • Protege contra a anemia.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts