Equipes do Getúlio Vargas intensificam instruções da amamentação no Agosto Dourado

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, Serviço Especializado em Reabilitação

A sapucaiense moradora do bairro Ipiranga, Aschley Vitória de Oliveira Gomes, de 22 anos, no último dia 15, chegou ao Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) em trabalho de parto. Ela teve a Maria que é a sua quinta filha. No alojamento conjunto, ela amamenta a recém-nascida e com a mesma experiência na criação dos outros quatro filhos. “Amamentei todos eles e já sei como amamentar. Mesmo assim, recebi instruções aqui no Getúlio Vargas. O meu filho mais novo tem 1 ano e 4 meses e eu estava amamentando quando descobri a gravidez. Amamentar é muito importante. Eu sei de muitos bebês que não mamam o leite natural da mãe, não se adaptam, e acabam sentindo muita dor de barriga e muitas cólicas”, afirma Aschley.

As orientações multidisciplinares dos profissionais de saúde do HMGV, que é administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, são rotineiras e elas são intensificadas durante este mês, que é o Agosto Dourado. A fonoaudióloga Ananda Ramos Pereira explica que o mais importante na amamentação é a pega correta na mama. “O aleitamento materno traz muitos benefícios para o bebê como a proteção contra doenças, o crescimento e o desenvolvimento harmônico da face, o estímulo ao crescimento da mandíbula, o fortalecimento do vínculo mãe-bebê, e a coordenação sucção-respiração-deglutição”, esclarece.

Ananda também observa que se deve evitar a oferta de chupeta e mamadeira ao bebê, para que não haja a “confusão de bicos”. “Isso porque são gerados padrões diferentes na sucção que podem fazer com que o bebê abandone o peito”, acrescenta.

Benefícios da amamentação para o bebê

  • Possui todos os nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras e água para favorecer o crescimento e o desenvolvimento do bebê.
  • Facilita a digestão e reduz cólicas, ajudando na digestão e na regulação do intestino e diminuindo a chance de o bebê sofrer com enjoos e cólicas.
  • Previne doenças como infecções, obesidade, colesterol alto, diabetes e anemia.
  • Previne alergias porque com a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, o bebê diminui a chance de desenvolver alergias alimentares.
  • Desenvolve o sistema nervoso porque é rico em DHA, um tipo de gordura boa que participa da formação dos neurônios e favorece a memória, o aprendizado e a atenção.
  • É alimento completo e até os seis meses de vida o bebê não precisa de nenhum outro tipo de alimento.

Benefícios da amamentação para a mamãe

  • Previne hemorragias maternas no pós-parto.
  • Reduz o risco de câncer de mama e ovário.
  • Queima calorias e ajuda a mulher a retornar ao peso antes de engravidar.
  • Protege contra a anemia.

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts