Clisam orienta gestantes sapucaienses em palestras alusivas ao Agosto Dourado

 In CLISAM, FHGV, Notícias

A Clínica de Saúde da Mulher (Clisam), que é gerida pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas em Sapucaia do Sul, está com uma programação especial referente ao Agosto Dourado. No local, 150 gestantes são assistidas e, neste mês, elas participam de palestras sobre os benefícios da amamentação e de chá de bebê. Com doações do Clube de Mães de Sapucaia do Sul, do Grupo Tarde de Amor e Doação e do Lyons Clube, a mães recebem kits com produtos de higiene, roupas para bebê e enxovais.

Há 17 anos, a dona de casa Aniele da Silva dos Santos, que mora no bairro Camboim, em Sapucaia, é atendida na Clisam. Aos 33 anos, ela está na quinta gestação e as orientações que recebeu ajudaram para ela melhor saber lidar com o bebê e com ela mesma. “Sempre amamentei meus filhos e vou amamentar a menina que estou esperando e não escolhi o nome ainda. Em todos esses anos, o atendimento na Clisam é muito bom”, afirma.

A coordenadora da Clisam Zenhaya Chagas observa que é muito importante orientar para aumentar o índice de aleitamento materno e desmistificar questões como que o leite é fraco, pois possui todos os nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras e água para favorecer o crescimento e o desenvolvimento do bebê. Além disso, até os seis meses, o leite materno é o alimento completo.

Benefícios para o bebê

  • Possui todos os nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras e água para favorecer o crescimento e o desenvolvimento do bebê.
  • Facilita a digestão e reduz cólicas, ajudando na digestão e na regulação do intestino e diminuindo a chance de o bebê sofrer com enjoos e cólicas.
  • Previne doenças como infecções, obesidade, colesterol alto, diabetes e anemia.
  • Previne alergias porque com a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, o bebê diminui a chance de desenvolver alergias alimentares.
  • Desenvolve o sistema nervoso porque é rico em DHA, um tipo de gordura boa que participa da formação dos neurônios e favorece a memória, o aprendizado e a atenção.
  • É alimento completo e até os seis meses de vida o bebê não precisa de nenhum outro tipo de alimento.

Benefícios para a mamãe

  • Previne hemorragias maternas no pós-parto.
  • Reduz o risco de câncer de mama e ovário.
  • Queima calorias e ajuda a mulher a retornar ao peso antes de engravidar.
  • Protege contra a anemia.

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts