Capacitação concentra orientações para trabalhadores no Getúlio Vargas

 In Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e a Saúde do Trabalhador do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) de Sapucaia do Sul realizaram um treinamento para funcionários sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), a campanha Adorno Zero e a montagem da caixa coletora de perfurocortante.

O engenheiro de segurança do trabalho, Daniel Coutinho, explica que as principais orientações a respeito do uso de EPIs repassadas aos funcionários do hospital tem como objetivo a prevenção de acidentes de trabalho. Coutinho observa que foi incluso no treinamento uma revisão da Norma Regulamentadora Nº32 (NR 32), que proíbe o uso de adornos e calçados abertos durante o trabalho e uma instrução na montagem das caixas coletora de perfurocortante, a descarpack.

“O uso de adornos e sapatos abertos, entre outros erros comuns no nosso dia a dia, nos deixam susceptíveis a acidentes de trabalho, diminuindo a qualidade da nossa assistência”, afirma a enfermeira Débora Oliveira do SCIH do HMGV. Ela ainda reforça que a capacitação tem como proposta repassar a todos os trabalhadores que a NR 32 permite mais segurança para realização do trabalho.

Com relação às instruções sobre a caixa descarpack, a enfermeira do trabalho, Marcieli Budel Reidel, esclarece que a capacitação foi necessária para evitar futuros acidentes de trabalho com material perfurocortante. “É importante que a montagem da caixa seja realizada da forma correta, respeitando a linha dos cinco centímetros, e principalmente, é preciso ter cautela na hora de fechar a caixa quando estiver com a capacidade máxima. Também é preciso ter muito cuidado na hora de transportar a caixa”, frisa.

Adorno Zero

A iniciativa para a realização da campanha Adorno Zero foi do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e da Saúde do Trabalhador do Hospital Tramandaí. O objetivo da ação é sensibilizar os colegas de trabalho para o não uso em ambiente hospitalar de anéis e alianças, brincos, broches e bottons, colares e pulseiras, cordão de crachá, lenços, cachecóis, e ainda, piercings aparentes. A campanha tem como base a Norma Regulamentadora 32 e está sendo estendida a outras unidades administradas pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Comunicação FHGV

Recent Posts