Adorno Zero sensibiliza trabalhadores do Hospital Tramandaí sobre a NR 32

 In FHGV, Hospital Tramandaí

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e a Saúde do Trabalhador do Hospital Tramandaí (HT), gerido pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), criaram a campanha Adorno Zero. O objetivo da ação é sensibilizar os colegas de trabalho para o não uso em ambiente hospitalar de anéis e alianças, brincos, broches e bottons, colares e pulseiras, cordão de crachá, lenços, cachecóis, e ainda, piercings aparentes. A campanha tem como base a Norma Regulamentadora 32 com o alerta nos diferentes setores da instituição e será estendida a outras unidades administradas pela Fundação.

Um marco inicial da campanha foi uma brincadeira numa moldura onde cada trabalhador pode fazer uma foto no espaço que tem como slogan “mostre a sua beleza natural”. “Buscamos promover a mudança da cultura e sabemos que unhas comprimidas e adornos como anéis, fazem com que a higienização acabe sendo inadequada. Nós, enquanto controle de infecção, zelamos muito pela higiene das mãos, que nos remete ao controle de infecção. Como anteriormente, estávamos com avanço da covid-19, não pudemos fazer a campanha. A nossa gerência nos apoiou para trabalharmos essa ideia e, hoje, com total aval, estamos sendo motivadas a desenvolver essa campanha”, afirma a enfermeira do SCIH, Maristela Thalheimer Fernandes.

Mudança de cultura

Maristela explica que a equipe da campanha percorre o HT. “Neste primeiro momento, focamos na mudança de cultura e hábitos. Mas, no decorrer dos meses seguintes, não serão toleradas situações em desacordo com a NR 32. Todas as chefias de setores e as coordenações foram informadas acerca da campanha, da nova adequação e de que deve haver cobrança para que as normas sejam cumpridas. Isso protege o paciente que é o nosso foco, e o próprio trabalhador, com a redução de absenteísmo por infecções”, ressalta a enfermeira. Além disso, ela informa que durante este mês, diariamente, vão ocorrer orientações nos setores.

A técnica em segurança do trabalho, Solange Pacheco, enfatiza que a campanha foi criada para reforçar as orientações da NR 32 que garantem a segurança e a proteção dos trabalhadores, contribuindo para a diminuição dos riscos de infecção hospitalar. “De acordo com a NR 32, todo trabalhador do serviço de saúde, bem como aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde exposto à agente biológico, independente da função, deve evitar o uso de adornos no ambiente de trabalho, para prevenir a infecção”, cita Solange. Quanto às ações da campanha, ela avalia que estão sendo positivas com a sensibilização e participação de muitos profissionais. “Eles se sensibilizaram participando com entusiasmo, parceria e colaboração”, finaliza.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Foto: Divulgação FHGV

Recent Posts