Integrantes do Insanos Moto Clube doam sangue para o Hospital Tramandaí

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Junho é o mês de incentivo à doação de sangue e, no último sábado (19/06), cerca de 20 integrantes da divisão de Alvorada, Gravataí e Porto Alegre do Insanos Moto Clube do Brasil foram até o Hospital Tramandaí (HT) para fazerem doações ao banco de sangue da instituição, que é gerido pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas.

“Insanos é um moto clube que tem 5 anos de existência. Temos 320 divisões no Brasil e 20 divisões internacionais. A nossa meta maior e a nossa obrigação é fazer uma ação social por mês. Simultaneamente, no mundo todo acontece uma ação social mensal do nosso moto clube. As ações estão dirigidas para entrega de alimentos, roupas, medicamentos e doação de sangue. No dia 19, foi a nossa campanha mundial de doação de sangue e todos os irmãos doaram. Também levamos pessoas para determinadas regiões para que fizessem as doações. O nosso intuito é todo na parte de assistencialismo e fazer o bem sem olhar a quem, podendo ajudar aos irmãos e às pessoas que precisam. O grupo já doou sangue em outros momentos, no entanto, fizemos uma campanha mundial para todos doarem sangue no mundo”, afirma o diretor regional no Rio Grande do Sul da Insanos Moto Club, Rodrigo Batista Rodrigues.

Rodrigues observa que os integrantes homens do Insanos fazem doações a cada 2 meses e que alguns Hemocentros e hospitais são procurados para que eles possam doar tanto de forma coletiva quanto individual.

Agendamento para doar

O enfermeiro do banco de sangue do HT, Rafael do Nascimento Menezes, explica que o grupo Insanos Moto Clube é voltado, especificamente, para trabalhos sociais e contribuiu com a campanha do HT do Junho Vermelho que incentiva e capta mais doadores. “Um gesto tão simples e singelo, porém, muito importante as doações ainda mais nesta época de pandemia, quando as doações diminuíram 35%”, observa.

No  HT, é possível fazer o agendamento da doação de sangue de grupos, bem como de familiares e de amigos de pacientes que dependem de transfusões e precisam repor o estoque do banco de sangue. O banco de sangue do HT recebe doadores de segunda a sexta-feira das 9h às 12h30min e das 14h às 16h30min. Mais informações são fornecidas pelo telefone 51 3684.0300 pelo ramal 325.

Requisitos para doar sangue

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha acontecido até 60 anos. Os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais.

– Não estar em jejum. Mas, é preciso evitar a alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.

– Pesar no mínimo 50 quilos.

– Estar descansado. É preciso ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

– Apresentar documento original com foto recente que permita a identificação do doador.

– Se tiver resfriado, é preciso aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas.

– Período após gravidez: 90 dias após o parto normal e 180 dias depois da cesariana.

– Homens podem doar a cada 60 dias.

– Ter feito tatuagem e maquiagem definitiva há mais de 12 meses.

– Ter colocado piercing há 12 meses, porém piercing em cavidade oral e genital impedem a doação.

– Extração dentária: verificar o uso de medicamento, ou tratamento de canal por sete dias.

– Vacina contra a gripe, precisa esperar 48 horas

– Herpes labial ou genital: depois do desaparecimento total das lesões.

– Herpes zoster: apto após seis meses de cura do vírus.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts