Projeto desenvolvido no IFSul campus Sapucaia resulta em doação para HMGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O compromisso de uma instituição de ensino é gerar conhecimento sob o prisma do ensino, da pesquisa e da extensão. Com base nesses três pilares, um projeto no laboratório de química do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) campus Sapucaia do Sul, transformou as bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal em álcool líquido 70%. A produção tem como destino profissionais da linha de frente da saúde e da segurança que fazem atendimentos diretos à população. O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) foi contemplado com a doação de 30 unidades de 200 ml de álcool. Além disso, também recebeu do instituto 30 protetores faciais e 15 mil copos descartáveis.

O diretor Mack Léo Pedroso tem percorrido as instituições com as doações. Ele explica que, embora há mais de um ano, as aulas e o trabalho dos servidores sejam no sistema online por causa da pandemia, existe equipe presencial em situações esporádicas que realiza trabalho de extensão. Numa parceria com a Receita Federal, desde o ano passado, o IFSul campus Sapucaia recebe a doação das bebidas apreendidas. “Com a ajuda do quartel, dos nossos servidores e de um fiscal da receita abrimos as bebidas e diluímos em tonéis. No ano passado, levávamos até Pelotas na reitoria. Lá, o conteúdo era mandado para uma destilaria para transformar as bebidas apreendidas em álcool gel”, afirma.

Mas, no final do ano passado, foi possível a aquisição de um pequeno destilador para o laboratório de química do IFSul sapucaiense. No local, de maneira voluntária uma professora engenheira química e uma laboratorista na área diluem e destilam a bebida no campus, transformando o conteúdo em álcool líquido 70% com uma capacidade de 25 litros em cada processo. Posterior, o produto é envasado numa garrafa de 200 ml doada ao instituto pela empresa AMBEV. Por fim, o álcool é entregue em postos de saúde, nos hospitais e no 18º Batalhão de Infantaria Motorizado.

“As embalagens de 200 ml são fáceis de carregar e podem ser reabastecidas em casa. Não conseguimos fazer uma produção para atender a todos como gostaríamos. Contudo, dentro do possível distribuímos mais de três mil embalagens em locais de saúde e segurança. Essa doação é uma forma de usar o nosso ensino, o conhecimento dos servidores e todo o conhecimento técnico, fazendo parcerias para colaborar com pessoas que estão na linha de frente e correm mais riscos. Procuramos auxiliar o que penso ser o nosso papel não apenas educativo, mas também social. Mesmo que estejamos online, podemos fazer um pouco mais no momento de hoje. Isso eu falo em nome dos servidores e dos alunos”, complementa o diretor.

Protetores faciais e copos descartáveis

Além dos álcool líquido 70%, o IFSul doou para o HMGV protetores faciais. Isso foi possível porque a empresa Bettanin doou ao instituto dez mil protetores faciais que compõem um dos equipamentos de proteção individual utilizado por profissionais de saúde. “Desse total, 8.000 passamos para a reitoria e 2.000 mantivemos no campus. Dos 2.000, temos uns 700 porque estamos dividindo para doar entre as outras instituições”, comenta Pedroso.

A doação entregue ao hospital contou ainda com 15 mil copos descartáveis que estavam no campus há mais de um ano sem utilização devido à suspensão das aulas presenciais. “Temos um estoque bom e um núcleo de gestão ambiental que fez campanha para o uso adequado do plástico. Por isso, os servidores têm levado canecas e copos de vidro, gerando uma economia dos copos. Nos hospitais, sabemos que o copo é usado para colocar dose de medicamento e é descartado após o uso. Entendemos que o Getúlio Vargas teria grande demanda e foi o que fizemos em outros postos de saúde e no Hospital Centenário”, detalha.

A doação do IFSul foi entregue por Pedroso ao assessor técnico, Gervásio Santana, da diretoria de atenção à saúde da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas que administra o HMGV.

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts