Artista faz grafite em corredor do Hospital Tramandaí para agradecer trabalho dos profissionais

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Agora, quem circula no Hospital Tramandaí (HT) pela entrada da Emergência e passa pelo corredor entre a Emergência Covid-19 e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid, depara-se com uma obra no mural do artista Bobby Bittencourt. Trata-se de um grafite para homenagear os profissionais de saúde, principalmente, a equipe de enfermagem em semana comemorativa. O grafite foi feito de maneira voluntária e representa a gratidão do autor para com os profissionais da saúde da instituição que é administrada pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas.

“Feliz pelo trabalho e por poder compartilhar a minha arte. Vivo disso e sustento a minha família, mas, às vezes, doar-se um pouco para as pessoas com o que a gente tem de melhor é mais gratificante do que dinheiro. Às vezes, um valor é pago com os carinhos, os elogios e com a felicidade de cada pessoa que vai fazer a foto no mural. A arte escolhida tem muitos significados e cada pessoa vai interpretá-la de uma maneira diferente de acordo com o seu ponto de vista. Eu escolhi o grafite de asas coloridas para passar uma mensagem positiva que todos nós precisamos. Uma mensagem representando vida, luz, alegria e liberdade porque é essa mensagem que o ambiente precisa, os pacientes e os profissionais da área da saúde, que todos os dias lutam pelo mesmo propósito: a vida”, afirma Bittencourt.

O artista conta que, em princípio, recebeu um convite para fazer um cartaz simples para recepcionar os profissionais da saúde na Semana da Enfermagem. Ele aceitou o trabalho e achou que seria válido fazer a homenagem, compartilhando a sua arte e motivando a todos com a imagem que para ele significa esperança. “Eles merecem muito mais que isso. É o mínimo que eu poderia ter feito para homenageá-los, doando um pouco pelo que sei fazer, tem muito valor para mim e acredito que para eles também. Fico grato em fazer parte desta Semana da Enfermagem e compartilhar o meu trabalho com a esperança de tudo ser melhor daqui para frente”, destaca o grafiteiro.

Significado da homenagem

A enfermeira Thais Regina Homrich Aquino, que coordena a Linha de Cuidado Adulto do HT e integrou a comissão organizadora da Semana de Enfermagem, explica que o foco dos organizadores do evento era homenagear os profissionais com um presente que tivesse um significado maior do que um bem material.

“A obra de arte do Bobby foi a mais bela forma de mostrar a gratidão que temos pelo trabalho diário de cada um. As asas para mim, vão além dos profissionais serem considerados ‘anjos da saúde’, significa também nossos voos diários. Há dias que contemplamos belezas da natureza em dias ensolarados, porém, há dias que voamos em meio ao caos, às chuvas e aos ventos fortes, com a confiança, não nos galhos que pousamos, mas em nossas próprias asas. A enfermagem é resiliente… Às vezes, voamos baixo, às vezes voamos alto, independente de como é o voo, sabemos que ele serve para salvar vidas. Só tenho a agradecer pelas oportunidades diárias que tenho no HT e pelos voos que juntos fazemos”, opina.

Linda e gratificante são algumas das palavras da enfermeira Jocelaine de Jesus Lencina para definir a obra de Bobby Bittencourt. “Mas, lembro que esse presente é para todos que de uma forma ou de outra atuam na linha de frente do cuidado, para o paciente e para o nosso colaborador. Isso inclui todas as linhas de apoio. Desde a higienização, a segurança, a administração, a manutenção, o patrimônio, e as compras, entre outras áreas. Essa obra de arte é para todos nós”, ressalta Jocelaine que também é chefe da Emergência e integrou a comissão organizadora do evento.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Foto: Divulgação FHGV

Recent Posts