Nova recepção do Hospital Municipal Getúlio Vargas é inaugurada

 In Especiais, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

“Falar desse querido hospital, o nosso querido Getúlio é uma responsabilidade grande depois que passamos por essa experiência da covid. Se não fosse o governo estar olhando atento e com responsabilidade para essa doença, talvez não tivesse lugar para mim no dia 03 de março quando  cheguei no hospital no auge da pandemia. A gente fez uma homenagem da família para o hospital porque eles são mais do que gente, são anjos pela forma que nos trataram. A gente se emociona e só tenho a agradecer a Deus por ter dado essa oportunidade e pedir para ele iluminar ainda mais esse povo. É  sofrido para quem está do lado de cá e o pessoal liga para passar a situação. E, mesmo assim, é uma angústia a intubação. Graças a Deus estou aqui, hoje, para dar esse depoimento. Só tenho a agradecer a todos. Foi muita gente envolvida,  pois passei por UTI e quarto e o pessoal sempre de prontidão comigo e com todos”, afirma o empresário Marcos Bender.

No inicio da cerimônia de inauguração da nova recepção do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), o relato emocionado do  empresário de forma online reforça o quanto o trabalho desenvolvido pelos profissionais da instituição é imprescindível e humanizado. O evento realizado pela Prefeitura de Sapucaia do Sul e pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) aconteceu no final da tarde dessa terça-feira (13) de forma híbrida  com a presença restrita de pessoas no local e transmissão pelo Facebook.

Assim que o ato encerrou, o espaço entrou  em funcionamento para o público externo. Com o investimento de R$ 1,8 milhão, foram entregues cerca de 420 m² que contam com consultórios, área de espera e demais espaços como as ilhas administrativa e de acolhimento. A ilha de acolhimento foi projetada para promover o bem-estar dos pacientes, tornando-a mais aprazível, e para isso, foram utilizadas fotos de Sapucaia do Sul e de animais do zoológico: um dos pontos turísticos do município.

A obra iniciada em agosto de 2017 ocorreu devagar até março de 2018 quando foi paralisada. A mesma retomou em julho de 2019 e passou por novas paralisações. Entre os principais motivos das paradas foram alterações do projeto, aprovações das mudanças pela Caixa Econômica Federal e a pandemia do coronavírus.

Estado

Por meio virtual, a secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, representou o governador Eduardo Leite. Ela destacou que o depoimento de Marcos Bender foi emocionante, principalmente, por ele considerar como anjos os profissionais da equipe que o atendeu enquanto internado no HMGV. Para ela, o depoimento revela a maneira de acolher, atender e preservar a vida nesse hospital.

“Ficamos impressionados com a determinação dessa gestão em priorizar a área da saúde. Concluir uma obra dessa magnitude em 100 dias de governo merece o aplauso da população de Sapucaia e o aplauso do governo do Estado porque os senhores estão viabilizando uma entrega que será um legado para a população. Nosso governador quando era prefeito em Pelotas dizia ‘temos que ter valores e, entre os valores e a nossa missão, o ambiente fraterno’. O carinho com que essa obra foi preparada para atender o cidadão demonstra os valores da gestão municipal em proporcionar um ambiente de qualidade. Essa obra não é só um prédio. Ela simboliza muito mais que um espaço prazeroso, organizado, bonita recepção, um bonito painel com consultórios e diversas áreas de atendimento. Ela revela um novo jeito de fazer saúde dando para o cidadão a importância do seu atendimento”,  ressaltou Arita.

Prefeitura

A vice-prefeita Imilia de Souza recordou da época de vereadora quando questionava os motivos da demora para conclusão da obra. “Estar aqui é algo muito importante porque foram momentos de cobrança e luta desde 2017 até agora. Entregar essa ampliação do hospital para a comunidade é algo gratificante. Doutor Tércio disse para transformar em referência o hospital, mas se for referência apenas para o nosso município já vencemos porque ninguém queria vir para cá. Não tem preço vermos um paciente como o Bender  criar uma camiseta dizendo que os trabalhadores deste hospital são anjos. Hoje, uma sobrinha  está internada no HMGV e esse comprometimento dos trabalhadores tenho visto todos os dias. Agradeço a cada um dos servidores que se dedicam, em especial, neste período de pandemia quando se arriscam”.

O prefeito Volmir Rodrigues comentou que foi inaugurada uma obra inovadora, acolhedora e bonita nos moldes que merece a população sapucaiense. Ele lembrou da dedicação dos trabalhadores, citando a gerente de atenção à saúde do HMGV, Loredi Becker Gomes, e a gerente administrativa, Raquel Froner. O prefeito também recordou que ao assumir a administração municipal, o hospital contava  com nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19.

 “Muitas vezes chego no hospital, às 22h, e a Loredi e a Raquel estão aqui. O pessoal é dedicado porque ama esse lugar. Com muito trabalho daqueles que estão no dia a dia do hospital sob o comando do Doutor Tércio e com o apoio do governador, Eduardo Leite, e da secretária Arita, trouxemos para cá mais 20 leitos UTI covid-19  e também aumentamos os leitos de UTI normal. Hoje, de 29 leitos, 26 estão ocupados e a maioria não é de Sapucaia, pois são de cidades vizinhas que a regulação manda para cá. Então, já fomos referência e com muito trabalho e investimento seremos referência no Rio Grande do Sul”, declarou.

A secretária da Saúde de Sapucaia do Sul, Daniela Heuser, destacou que como médica do município há 11 anos e moradora há 30 anos no lugar está esperançosa que o HMGV seja referência para municípios vizinhos. 

Modernização

O diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior, observou que essa obra representa o começo da modernização. “O querido Hospital Municipal Getúlio Vargas, mais conhecido como Getulinho, como é carinhosamente chamado  pela população está iniciando a sua longa trajetória. Estamos no início da gestão e já notamos o compromisso com a saúde dos eleitos, prefeito Volmir e vice-prefeita Imilia, que estão fazendo a transformação de Sapucaia. E com o hospital não poderia ser diferente. A saúde é uma necessidade de todos, um dever do Estado e um direito do cidadão. Agradeço à população que carinhosamente nos recebeu, a todos que nos ajudam, ao empresariado que faz doações e ao governo que ajuda”, frisou.

O deputado Vilmar Lourenço classificou o momento como festivo e ressaltou o conceito utilizado, principalmente, nas ilhas de acolhimento que foram feitas com o objetivo de tornar o ambiente mais aprazível para os usuários.  “Não estamos aqui para criticar os que iniciaram a obra e demoraram encerrar. Estamos aqui para festejar a inauguração desta obra num ambiente mais agradável, pois quem vem a uma casa de saúde chega com sua auto-estima abalada porque está doente ou acompanhando um parente ou uma pessoa de suas relações que pode estar com uma doença que pode levar a óbito. Temos que ser educados com essas pessoas, mas acima de tudo temos que ter um ambiente bonito como esse, procurando quebrar aquele conceito de que casa de saúde tem que ter seringas e cartazes. Essa decoração quem teve a iniciativa também está de parabéns. Meu reconhecimento aos que iniciaram a obra e meus parabéns aos que colocaram as prioridades desta gestão”, ressaltou.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Comunicação Prefeitura e FHGV

Recent Posts