Sétima turma de residentes médicos inicia atividades no HMGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Nessa segunda-feira (1º), médicos e diretores que atuam na Fundação Hospitalar Getúlio Vargas recepcionaram cerca de 11 novos residentes do Programa de Residência Médica do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). A recepção dos novos médicos residentes foi compacta com instruções sobre como será a residência e sem a visita pelas unidades do Hospital devido à pandemia do coronavírus.

O coordenador do Programa de Residência do HMGV, Pedro Ritter, destacou que nessa instituição os residentes têm a oportunidade de um acesso mais direto com os pacientes. O responsável técnico médico do Hospital, Rafael Rosito, lembrou que há o regimento da residência médica da instituição e que todos devem seguir o Código de Ética Médica, bem como o código de conduta da instituição.

O diretor de Atenção à Saúde da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Marcelo Bastiani Pasa, observou que “vocês estão iniciando a formação em período conturbado, mas essa experiência de atender pacientes com a covid-19 será única”, frisou. Pasa explicou também que, a partir deste ano, havendo a concordância do residente, será possível cursar parte do programa no Hospital Tramandaí no litoral Norte.

Residentes

Um dos integrantes do novo grupo e com expectativa positiva para cursar essa residência no HMGV é o médico Carlos Ribeiro Serrão Júnior. “Fiz especializações em saúde da família e geriatria clínica. Estou há 6 anos no Rio Grande do Sul. Moro em Balneário Pinhal e, se for possível, tenho interesse em fazer parte da residência no Hospital Tramandaí. Minha expectativa é a melhor possível, explorar o conhecimento dos profissionais e contribuir”, declarou o residente do Programa de Residência Médica em Pré-Requisito em Área Básica de Cirurgia Geral.


O médico, Wilson Batista Pani Guide, também iniciou na sétima turma do Programa de Residência Médica em Pré-Requisito em Área Básica Cirúrgica. “Quero aprender o máximo da cirurgia e contribuir para a população local”, disse o novo residente.

Programas

O HMGV conta com o Programa de Residência Médica em Pré-Requisito em Área Básica de Cirurgia Geral; Programa de Residência Médica em Clínica Médica ; Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia; Programa de Residência Médica em Psiquiatria e Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Os interessados em fazer a residência na instituição devem ficar atentos ao novo edital a ser publicado em meados de setembro e outubro pela Associação Médica do Rio Grande do Sul.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Foto: Comunicação FHGV

Recent Posts