Profissionais da UTI e da emergência do HMGV recebem treinamento sobre ventilação mecânica

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Os profissionais da unidade de terapia intensiva (UTI) e da emergência do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) fizeram o primeiro módulo do curso de ventilação mecânica. Nessa primeira etapa, foram abordados os temas anatomia e fisiologia do sistema respiratório e reconhecimento de parâmetros ventilatórios. Nos próximos dias 30 e 31, haverá o segundo módulo com os assuntos oxigenoterapia e aspiração das vias áreas.

A fisioterapeuta, Bianca Kuhn Cohen, explica que o objetivo da instrução é capacitar, principalmente, os novos trabalhadores do HMGV e atualizar os antigos. “A partir do módulo vão surgindo dúvidas e sugestões para novos treinamentos. O curso é básico para que seja entendido o que acontece com o paciente. A ventilação mecânica é de responsabilidade dos médicos, dos fisioterapeutas e dos enfermeiros, mas os demais profissionais de saúde precisam entender os parâmetros ventilatórios na hora da checagem dos sinais do paciente”, esclarece Bianca.

As capacitações acontecem em três horários: 8h30min, 14h30min e 20h30min e, mesmo com vagas limitadas, além do público específico de UTI e emergência, também puderam se inscrever profissionais de outras unidades.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts