Médicos e residentes do HMGV participam de livro sobre pandemia do coronavírus no Brasil

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O médico infectologista Marcelo Bitelo, o médico intensivista Sandro Carbonel Moraes, e as residentes do Programa de Residência em Clínica Médica do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Ariana Daniela Alvarez Aguila e Marina Behrends Pinto escreveram um capítulo do livro Saúde em 2020: um ano marcado pelo coronavírus.

O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Pedro Ritter, explica que o capítulo contou com a colaboração das residentes da sexta turma formada pelo HMGV no último dia 26. “O Programa de Residência começou com questões estruturais, formou bons profissionais e, agora, dá mais um passo para a produção de conhecimento e pesquisa”, comenta. Para a vice-coordenadora da Coreme, Adriana Trein Enzveiler, o capítulo escrito por suas residentes em Clínica Médica é a consolidação do HMGV como hospital de ensino e foi o resultado do trabalho de conclusão da residência das médicas.

Capítulo é a primeira publicação científica do HMGV

Bitelo destaca que as organizadoras do livro – Laura Vicedo Jacociunas e Cláudia de Oliveira Tacques Wehmeyer – têm como objetivo deixar registrado o marco da pandemia e escolheram os profissionais para elaborarem os capítulos do livro. “Eu e o Sandro escrevemos o capítulo e convidamos as residentes para participarem da elaboração do trabalho que envolve um tema pertinente, pois a pandemia completa um ano no Brasil com números crescentes de casos e óbitos”, ressalta. Para a gerente de Atenção à Saúde do HMGV, Loredi Becker Gomes, o capítulo feito pelos médicos e pelas residentes sob o título Sintomatologia e formas de contágio representa a valorização da qualidade da assistência e do ensino do hospital. O livro está disponível para consulta na biblioteca da Coreme.

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts