Familiares de pacientes internados na UTI covid do HMGV são acolhidos por equipe multidisciplinar

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Uma das ações imediatas da nova gerência de Atenção à Saúde e Administrativa do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), nesses primeiros dias de gestão, foi reunir todos os setores envolvidos na prestação de assistência aos pacientes internados por covid-19 e adotar uma rotina mais humanizada e acolhedora voltada aos familiares de pacientes que se encontram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19. Para isso, ocorrem informações diárias entre 11h e 13h sobre o estado de saúde de quem está internado na UTI feita por médicos, e ao final do dia, há um novo contato a respeito da situação realizada por equipe multidisciplinar.

De 12 de dezembro a 14 de janeiro, a esposa do metalúrgico Volmir da Silva, de 53 anos e morador do bairro Nova Sapucaia, permaneceu internada na UTI covid do HMGV. Hoje, ela se encontra na UTI geral. Ele é um dos familiares que recebeu o acolhimento na última quinta-feira (14). “Desde a internação da minha esposa, foi a primeira vez que fui atendido com meu filho por psicóloga no Hospital. Temos dois filhos e está muito difícil porque sentimos a falta dela. Um dos meus filhos é menor de idade, sem ir ao colégio e sem ter muito em que se distrair, permanece em casa e sente ainda mais a falta da mãe”, relata. Silva conta que, embora ele e a família sempre tenham se cuidado muito por causa do coronavírus, repeitando as orientações com a prevenção da doença, aconteceu da esposa ficar doente. “Deus prepara os médicos e eles fazem o possível. Já ouvi que o quadro dela estava bem difícil com muitas complicações pela covid, mesmo assim, tenho certeza que vai sair bem. Permanecemos no orai e vigiai”, afirma.

A equipe multidisciplinar que acolheu Silva e os outros familiares de pacientes da UTI covid do HMGV é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga e assistente social. A enfermeira coordenadora da UTI covid, Patrícia da Mota Mann, foi uma das profissionais que conversou com o metalúrgico e o filho. “Ela sabe bem o que está acontecendo com minha esposa e vai nos passando as informações. Isso diminui a nossa ansiedade por saber do que acontece lá dentro”, acrescenta o sapucaiense.

Gerência HMGV

A gerente de Atenção à Saúde, Loredi Becker Gomes, informa que nesta semana realizou uma reunião com coordenação e chefia da UTI, controle de infecção, psicóloga e assistente social para discutir sobre a humanização e o acolhimento dos familiares de pacientes internados na UTI covid do HMGV. Além disso, ela solicitou que fossem feitos contatos com os familiares para sanar dúvidas e promover a escuta das necessidades. “Os médicos da UTI covid dão as informações através de ligação entre 11h e 13h. Pode ocorrer alguma intercorrência urgente, mas o horário definido é esse. Ao final do dia, uma equipe multidisciplinar passa a informação do estado do paciente. Já nas próximas internações, o familiar sairá do Hospital com horário agendado para fazer o acolhimento e com esclarecimentos da rotina da unidade. Com isso, faremos que as informações cheguem de forma mais organizada para o familiar, vamos diminuir a angústia dele que pode falar dos sentimentos e diminuir a ansiedade por ter uma pessoa da família internada com covid ”, destaca.

A gerente administrativa do HMGV, Raquel Froner, reforça que o acolhimento do familiar de paciente covid-19 da UTI estava sem continuidade, e que a partir de agora, estão sendo estabelecidos critérios de horário. “Existiam casos de familiares sem as informações e criamos essa rotina num fluxo para que eles diminuam a angústia, saibam com quem falam se é com médico ou alguém da equipe multidisciplinar, e não fiquem sem informações”, enfatiza.

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

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