Bolsa de incentivo à educação muda realidade profissional de trabalhadora da FHGV

 In FHGV, Notícias

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) está com inscrições abertas através do Edital nº 4/2020 para distribuição de bolsas de incentivo à educação para os trabalhadores concursados. Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer no setor de Desenvolvimento de Pessoas da FHGV, localizado na Travessa Aliança sem número, no bairro Dihel, até o dia 31 deste mês com carta de interesse, carta de ciência do coordenador e cópia simples do histórico escolar do ensino médio. O edital segue o regulamento interno de incentivo à educação da FHGV e destina-se ao preenchimento de vagas para os cursos de instituições conveniadas.

A trabalhadora do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Marta Letícia Assunção, que mora no bairro Fortura em Sapucaia do Sul, não deixou passar a oportunidade para se capacitar. Ela aproveitou para fazer o curso técnico de enfermagem com bolsa de 50% na União Profissional de Atenção à Ciência e Saúde (Unipacs). Na época, ela era concursada para o cargo de serviços gerais e atuava como higienizadora. Hoje, após realizar novo concurso público em 2018, ela presta assistência como técnica de enfermagem na unidade de saúde mental do Hospital.

“Muito gratificante essa bolsa e sem ela não teria como fazer o curso. Fui convocada para trabalhar temporária no centro obstétrico e, agora, estou definitiva na saúde mental do HMGV. Estou gostando muito de atuar nessa área e acredito que os profissionais de outros setores deveriam passar por essa unidade. Quando cheguei aqui, pedi a médicos livros emprestados para estudar e saber mais sobre essa área que não conhecia. Eu não tinha expectativa de ser chamada porque fiquei na 175ª posição no concurso, mas com a pandemia, teve escassez de trabalhadores e a convocação chegou até minha classificação. Meu conselho para quem conseguir uma bolsa é não parar antes de concluir o curso porque a vaga tranca e a bolsa não pode ser repassada para outra pessoa”, aconselha a trabalhadora.

Vagas

Os trabalhadores concursados podem concorrer às vagas disponíveis em seis instituições e com bolsas de 50%. Ao total, são duas bolsas para cursos técnicos diversos na Unipacs e quatro de cursos técnicos diversos no Sistema de Estudo Gaúcho (SEG); quatro bolsas para técnico em radiologia na Escola Enrad; quatro vagas de técnico em enfermagem e técnico em radiologia no Instituto Pró-Universidade Canoense; uma de curso técnico diverso no Sinodal; e ainda, mais 20 de cursos técnicos diversos no Universitário Cachoeirinha.

Critérios para seleção

– Atendimento aos requisitos básicos do curso conforme instituição ofertante.

– Disponibilidade de carga horária para realização da formação fora de seu horário de trabalho.

– Ciência do coordenador da área de trabalho.

– Avaliação temática realizada pela Comissão de Avaliação que tem por objetivo analisar o perfil profissional do candidato em relação às suas atribuições e aos cursos pretendidos.

Critérios de desempate

1º) Menor renda pessoal;

2º) Não ter sido contemplado(a) em processos anteriores;

3º) Data de admissão mais antiga na FHGV;

4º) Menor absenteísmo;

5º) Não ter sofrido infrações disciplinares nos seis meses anteriores à seleção;

6º) Sorteio.

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts