Brigadistas de emergência do Hospital Tramandaí recebem certificados de capacitação

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Após oito horas-aula de capacitação, em dias diferenciados, respeitando os protocolos de segurança em razão da pandemia do coronavírus, os 118 brigadistas de emergência do Hospital Tramandaí (HT) receberam a certificação pelo treinamento. Na manhã desta quinta-feira (17/12), as gerências Administrativa e Assistencial do Hospital entregaram os certificados dos trabalhadores treinados.

O auxiliar administrativo, Ederson Silva Lopes, que atua no Serviço de Arquivo Médico e Estatística do HT estava entre os trabalhadores capacitados. Ele já tinha feito cursos desse tipo, contudo, participou pela primeira vez do treinamento oferecido pelo Hospital, que é administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. Para ele, foi interessante o processo de organização do curso e a preocupação para que funcionários de setores diferentes participassem.

“Eu acredito que o mais importante foi o contato do pessoal com os diferentes tipos de extintores e a maneira de como utilizá-los, pois aprendemos os tipos corretos nas situações que cada extintor precisa ser usado. Ficou bem claro e a turma se apegou a esse detalhe na hora do treinamento. Alguns têm a ideia de ser bem difícil de usar por olhá-lo e não saber como utilizar. Mas, numa situação de emergência é necessário que tenham pessoas capacitadas para fazer o uso adequado do equipamento. Interessante ver todos focados no uso da maneira correta. Também chamou a atenção a maneira como o pessoal cuidou para que tudo ficasse adequado no período de pandemia com auxílio de álcool gel e distanciamento apropriado. Além de fundamental a matéria do curso, achei importante os cuidados para que tudo fosse seguro”, opina.

A técnica de segurança do trabalho, Solange Santana Pacheco, e o técnico de segurança do trabalho, Rodrigo Zandonai, foram os responsáveis pela organização da capacitação no HT. “Mesmo sendo obrigatório para as organizações, há algo mais importante que é a preservação da vida de todos os ocupantes e colaboradores envolvidos. Uma ação rápida dos brigadistas, pode garantir a integridade física das pessoas dentro desse incidente. No entanto, é importante que os ocupantes estejam preparados para início do combate e prevenção de eventuais focos de incêndios”, afirma.

O curso de brigadistas de emergência do HT foi feito por empresa especializada terceirizada contratada por licitação em 2019. Contudo, devido à pandemia, o seu cronograma de realização precisou ser adiado. O ministrante do treinamento para os trabalhadores do HT foi o técnico em segurança do trabalho, Fernando Ferreira, que já ministrou o curso para os brigadistas de outras unidades geridas pela Fundação. As dicas de Ferreira para ser um bom brigadista de emergência e algumas orientações podem ser conferidas acessando este link.

Recent Posts