Exposição da Ceppir possibilita reflexões sobre consciência negra

 In Especiais, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias

Nos últimos dias, os trabalhadores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) que circulam pelo Hospital Municipal Getúlio Vargas e pela sede da instituição em Sapucaia do Sul puderam conferir a exposição “Semana da Consciência Negra” em razão da data de hoje (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra. A mostra foi idealizada e montada por integrantes da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), e a partir da próxima segunda-feira (23), estará na recepção social do Hospital Tramandaí (HT).

“A Comissão entende que é muito importante atuar diretamente contra discriminação racial e a favor da igualdade na instituição. As pessoas têm se incomodado com a questão do racismo, infelizmente, nos dias atuais, já que deveria ter diminuído, bem como as mortes, e o desrespeito. A nossa luta tem que ficar cada vez mais eficiente e forte contra tudo isso porque agride o psicológico do ser humano, reduzindo-o a nada, o que não é legal para a nossa sociedade e nem para a democracia em constante crescimento”, afirma a presidente da Ceppir Alcione Cardoso Marques Alves.

A data 20 de Novembro foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Para o diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da FHGV, Alex Borba dos Santos, essa data é fundamental diante de acontecimentos como a morte por espancamento de um homem negro de 40 anos num hipermercado na Capital ocorrido na noite de ontem (18/11). “Muitos criticam a Semana da Consciência Negra, sob o argumento que todos somos seres humanos. O evento de ontem no Carrefour de Porto Alegre nos mostra o contrário. Ainda há muito o que debater e mostrar, para que a comunidade negra seja respeitada e reconhecida. O racismo é uma ferida aberta, que precisamos enfrentar”, destaca.

Exposição

Alcione explica que a exposição demonstra um pouco da culinária, da vestimenta, da cultura africana e exibe algumas notícias positivas e negativas de 2020 relacionadas aos pretos e às pretas. “Isso é apenas para demonstrar um pouco da cultura e dos assuntos para a questão do racismo não ficar esquecida e para que desapareça. O negro tem um tom de cor mais escura com emoções e sentimentos que devem ser respeitados. Vou continuar nessa luta até onde eu tiver forças para que o ser humano seja respeitado, amado e valorizado. Infelizmente, a gente tem que a todo o momento ficar pedindo espaço, pois o negro, precisa dele e é capaz de ocupá-lo”, complementa.

De 23 a 26 deste mês, a mostra acontecerá no HT também administrado pela Fundação. “A exposição está sendo importante, pois reconhece a cultura, a vestimenta e a gastronomia afros que são elementos desse respeito e dessa valorização. Isso é necessário até para que todos percebam o quanto esse grupo contribuiu e segue contribuindo para a riqueza e para a cultura nacionais”, reforça Borba. No HT, no dia 23, às 14h, Alcione estará disponível para conversar a respeito do tema com os trabalhadores e o público interessado nesse assunto junto à recepção social do Hospital.

Para completar as ações da Semana da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20/11), o setor de nutrição do HMGV serviu a tradicional feijoada. Por fim, através de uma ação da Área de Desenvolvimento de Pessoas da FHGV, no dia 26, às 20h, haverá a live intitulada “Roda de Niara´s”, com a participação de integrantes da Ceppir da FHGV e da Ceppir do Grupo Hospitalar Conceição. Para acompanhar, acesse aqui.

Recent Posts