CDH desperta trabalhadores da FHGV para o autocuidado masculino

 In Especiais, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Novembro Azul é o mês de autocuidado da saúde masculina e a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Fundação Hospitalar Getúlio Vagas está realizando o cine debate “O Silêncio dos Homens”. Desde ontem (23), acontece a programação especial organizada em diferentes horários em três turnos e de acordo com os protocolos sanitários em razão da pandemia do coronavírus. Após a exibição do documentário, há debate para que os homens exponham dúvidas sobre saúde e relatem situações que vivenciam. A próxima sessão do cine debate acontece nesta terça-feira (24), das 21h às 22h, na sala de aula 3, do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) de Sapucaia do Sul.

“Para mim, todo evento que faça com que pensemos sobre atitudes e consequências é válido. Evento valioso e muito útil, embora seja pouco o tempo para discutir assunto de tamanha importância para o homem. Parabéns aos idealizadores e a equipe que dispôs deste precioso tempo para nos orientar sobre prevenção e cuidados com nossa saúde. Não se trata de uma conscientização sobre algo em específico, mas da adoção de cuidados que gerem uma qualidade de vida melhor para o homem. Temos que cuidar da saúde, do corpo e da mente como um conjunto. Somente com um acompanhamento adequado e exames periódicos podemos prevenir e evitar doenças, e o consequente agravamento”, afirma o auxiliar de segurança Valdecir Zucconelli.

Neste Novembro Azul, a mensagem de Zucconelli é de incentivo para que os homens além da prevenção de doenças, busquem o equilíbrio entre a saúde física e a mental. “Permita-se participar de um acompanhamento clínico para prevenir doenças e mantenha a sua saúde física e mental em dia. Cuide-se. Já passou da hora de vencer os medos, os preceitos e o preconceito. Procure atendimento especializado”, reforça o trabalhador do HMGV.

Mudança de realidade

O presidente da CDH, Ivo Soares dos Santos Filho, observa que se acostumou a ouvir que homem não se cuida e que, apenas, procura atendimento médico quando já está doente. “Infelizmente, essa é a realidade, pois historicamente os homens são menos preocupados com sua saúde. São diversos motivos para essa realidade, como por exemplo, a falta de informação, o preconceito e os tabus construídos ao longo da história, fazem com que os homens não desenvolvam o hábito de realizar exames preventivos e de rotina como é natural na vida das mulheres desde muito cedo”, analisa.

Em contrapartida à realidade, o presidente da CDH lembra do movimento Novembro Azul como um alerta para a necessidade da promoção da saúde do homem. Por isso, realizou-se o evento da CDH que tem como objetivo sensibilizar os trabalhadores sobre a importância do autocuidado para a prevenção da saúde deles e para a qualidade de vida de todos. Para isso, a Comissão organizou o cine debate “O Silêncio dos Homens”, possibilitando espaços de fala para os homens trabalhadores da Fundação.

“Por meio deste tipo de ação, é permitido aos homens debaterem temas específicos que envolvem a realidade de todos, pois o documentário aborda as diferenças formas de ser homem e os resultados que isso gera ao longo da vida. Promover espaços para falar sobre sentimentos, emoções e dores que os homens carregam e pouco exteriorizam é uma forma de fazê-los olhar para si. E, a partir disso, possibilitar que eles promovam mudanças em suas rotinas e valorizarem sua saúde”, declara Santos Filho.

Cine Debate: O Silêncio dos Homens

Dias e horários

Dia 24/11: das 21h às 22h

Dia 25/11: das 21h às 22h

Dia 26/11: das 15h às 16h

Medidas de prevenção

Por causa da pandemia do coronavírus, algumas medidas de prevenção adotadas são:

– As inscrições para o evento devem ser realizadas, antecipadamente, pelo e-mail desenvolvimentodepessoas@fhgv.com.br.

– O uso de máscaras é obrigatório.

– Disponibiliza-se álcool gel em todo o evento.

– É mantido o distanciamento social.

– O número de participantes é reduzido, evitando aglomeração.

– Os ambientes são arejados.

Recent Posts