Visita virtual vira rotina das equipes que combatem coronavírus no Hospital Tramandaí

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Há mais de quatro meses, a pandemia do coronavírus chegou no Brasil, mudando a rotina de todos e fazendo com que os órgãos de saúde adotassem novos protocolos para que a assistência seja prestada à população. Diante dessa realidade, uma das novidades é a visita virtual por videochamada via tablet para os pacientes com coronavírus internados em hospitais. Nessa situação, esteve a aposentada Santa Motta da Silva, de 70 anos, que precisou ser internada na área covid do Hospital Tramandaí (HT) durante cinco dias.

Além de ser do grupo de risco por estar na terceira idade, Santa é hipertensa e possui diabetes, o que fez com que os cuidados fossem ainda maiores. “Graças a Deus estou em casa. Mas, quando estava internada, em algumas vezes, precisei de ajuda com oxigênio para respirar. Foi difícil ficar internada isolada, contudo, fui muito bem tratada no Hospital Tramandaí. Em casa, deixei o meu marido, Ênio da Silva, que também teve coronavírus. Falei com ele numa videochamada e foi muito bom para diminuir a saudade e a preocupação tanto minha com ele quanto dele comigo”, afirma.

Enquanto Santa estava hospitalizada porque teve febre, tosse, dor de cabeça, ausência de olfato, pouco paladar, dor no peito e um pouco de falta de ar, o marido fez tratamento para combater coronavírus em casa mesmo em Imbé. Com sintomas mais leves, ele não necessitou de internação mesmo sendo hipertenso e tendo arritmias cardíacas. “O Ênio recebeu apoio das enfermeiras de Imbé, que foram muito atenciosas. As equipes de Vigilância em Saúde do meu Município estão nos acompanhando”, complementa a aposentada.

“A conversa entre enfermeiro, médico e familiar é dinâmica”, destaca Marcius Rafael Amaral dos Santos

Videochamada

O enfermeiro supervisor da unidade de terapia intensiva (UTI) geral e da UTI covid do HT, Marcius Rafael Amaral dos Santos, esclarece que o enfermeiro de plantão faz a videochamada para familiares de pacientes internados na área de leitos covid. Já os casos internados na UTI covid, a ligação é realizada também por médico que explica o quadro clínico dos pacientes. “Se o familiar desejar, vê as imagens do paciente mesmo quando está entubado, o que faz com que ele fique mais tranquilo. A conversa entre enfermeiro, médico e familiar é dinâmica. Até agora, ninguém se opôs para ver o seu parente no leito”, destaca.

Desde o início deste mês, a vista virtual foi implantada no HT. Ainda existe um outro trabalho que consiste na confecção de materiais com fotos e mensagens de familiares para os pacientes com coronavírus. Essas ações fazem parte da preocupação dos profissionais com a humanização no desenvolvimento do trabalho assistencial e são de responsabilidade da gerência de Atenção à Saúde da instituição administrada pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas desde 2011. “Envolver a família no processo da internação, traz benefícios para todos: profissionais de saúde, pacientes e familiares. Essa é mais uma forma de conforto que as equipes disponibilizam às famílias, para um momento tão delicado, que é a internação hospitalar. Tentamos aplicar as melhores práticas, aqui no HT, aliando ciência, ensino, pesquisa e até espiritualidade”, reforça o gerente de Atenção à Saúde, Luís Afonso Bataglim Cabral.

“Foi muito bom para diminuir a saudade e a preocupação tanto minha com ele quanto dele comigo”, afirma Santa

Recent Posts