Same HMGV reduz tempo de atendimento ao público e intensifica solução de demandas por meio virtual

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Desde abril, em razão da pandemia do coronavírus, o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) presta atendimento restrito ao público das 8h às 11h de segunda a sexta-feira. Em média, o Same faz cem atendimentos diários e para diminuir o fluxo de pessoas num período em que o isolamento social serve de combate à covid- 19, também são fornecidos pelo e-mail same@fhgv.com.br laudos, alguns exames, cópias de atendimentos no HMGV, bem como prestado o esclarecimento de dúvidas. Os usuários podem ainda obter orientações sobre demandas pelo telefone (51) 3451- 8200 através do ramal 173.

O Same disponibiliza aos usuários do HMGV assistidos pelo Sistema Único de Saúde laudos de biópsias, exames de imagem como tomografias, ecografias, raio-X, exames e laudos laboratoriais, e ainda, cópias de prontuários dos atendimentos no HMGV. De todos esses documentos, apenas os exames de imagens não podem ser fornecidos por e-mail porque são arquivos grandes. Mesmo assim, é possível conseguir o laudo via correio eletrônico. “Com os laudos, os pacientes conseguem dar encaminhamentos com os médicos. Contudo, é muito importante que o usuário busque atendimento presencial somente nos casos que não conseguir resolver por e-mail ou telefone e que se dirija até o local se for de extrema necessidade”, orienta a chefe do Same do HMGV Maristela Kaminski.

A partir das 11h, os trabalhadores do Same do HMGV se dedicam às demandas internas. Maristela lembra que para o atendimento presencial é fundamental a permanência dos usuários em fila com o distanciamento mínimo de cerca de dois metros como preconiza o Ministério da Saúde. Além disso, é necessário o uso de máscara de todos que aguardam a vez de ser atendido.

Same HT

No Same do Hospital Tramandaí (HT) o trabalho presencial acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h junto à recepção social da instituição. Mas, algumas demandas são atendidas pelo e-mail same.tramandai@fhgv.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (51) 99771-4344. O local está com espaço delimitado por fitas de isolamento e os usuários devem manter o distanciamento recomendado de dois metros ao aguardar o atendimento e devem estar usando máscara.

“Mediante a identificação do paciente pela carteira de identidade ou outro documento oficial, fornecemos por telefone os exames de laboratórios e laudos de raio-X e tomografia. Para o fornecimento de prontuários, redobramos os cuidados e ligamos duas vezes para conferir se foi a pessoa mesmo que solicitou. Porém, isso acontece nos casos de pacientes que estão longe de Tramandaí e região, pois a prioridade é eles venham ao HT. Nos exames de imagem digitalizados, contamos com o código QR Code”, explica o chefe do Same do HT Éverton Schmidt.

Schmidt explica que o QR Code é enviado aos pacientes e aos médicos de maneira bastante facilitada. Já os outros exames que não são digitalizados, enviam-se os laudos.

Atendimento do Same no HT

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