NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CORONAVÍRUS NO HMGV

 In FHGV, Hospital Getúlio Vargas, Notícias

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas vem a público esclarecer algumas questões que envolvem critérios e fluxos adotados no Hospital Municipal Getúlio Vargas neste momento de pandemia. O trabalho desenvolvido pela FHGV no enfrentamento ao coronavírus em Sapucaia do Sul tem a participação constante e efetiva da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde e da Vigilância em Saúde, obedecendo rigorosamente os protocolos oficiais determinados pela Secretaria Estadual de Saúde, em defesa do bem-estar e da saúde pública.

Diante deste cenário a FHGV destaca o que segue:

·         Considerando que o Covid-19 é um vírus comunitário, o risco de contaminação ocorre em todos os ambientes, mesmo com as medidas protetivas, que não garantem imunidade. Por isso as campanhas de prevenção insistem para que as pessoas usem máscaras, higienizem as mãos e mantenham o distanciamento social.

·         Identificar a origem de um contágio, diante de um cenário de pandemia, é muito difícil. Visitantes e acompanhantes entram e saem dos hospitais em vários e diferentes momentos. Mesmo com máscaras, estão sujeitos ao contágio. Essa premissa também vale para os profissionais da saúde, que muitas vezes trabalham em mais de uma instituição.

·         Em tempos de redes sociais, tentar adivinhar o rastro do vírus e tirar conclusões precipitadas pode representar uma atitude perigosa, pois ao contrário de ajudar, neste momento tão delicado, uma informação falsa pode prejudicar o trabalho dos profissionais, expor usuários e familiares e, consequentemente, a saúde da população.

Na última semana, no Hospital Municipal Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul, houve um fato que repercutiu nas redes sociais e que merece as seguintes considerações:

·         A acompanhante de uma paciente internada apresentou sintomas de coronavírus e foi encaminhada, por orientação da equipe do setor onde estava a paciente, para consultar na emergência, onde foi atendida de acordo com o fluxo de usuários com sintomas gripais.

·         Por preencher critérios para síndrome gripal, foi coletado material para pesquisa de coronavírus (RT-PCR) e comunicado o fato à Vigilância em Saúde. A referida acompanhante, então, foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar.

·         O resultado positivo do exame chegou no dia 13 de maio, dois dias depois, quando foram tomadas medidas imediatas de ações de vigilância em saúde para investigação dos contatos dos familiares desta paciente e dos demais pacientes internados no mesmo quarto naquela data.

·         As pacientes que estavam internadas neste quarto fizeram testes para a pesquisa de coronavírus, sendo isoladas em unidade exclusiva.

·         Das quatro pacientes internadas, três apresentaram resultado positivo para coronavírus (inclusive a paciente da referida acompanhante) e uma com resultado negativo. Os contactantes domiciliares de todos esses casos estão sendo acompanhados pela Vigilância em Saúde.

·         Infelizmente, dois usuários com resultado positivo faleceram neste fim de semana, corroborando as evidências científicas de que pacientes com mais de 60 anos e com comorbidades possuem maior probabilidade de apresentar desfechos mais graves, inclusive óbito.

Desde o início da pandemia o HMGV está realizando medidas para contenção da disseminação do coronavírus: alas foram tornadas exclusivas para atendimento de pacientes suspeitos e confirmados; rotinas foram estabelecidas para uso rigoroso de EPIs por profissionais de saúde; ações de higienização do ambiente foram potencializadas; setor de Saúde do Trabalhador permanece atendo ao manejo de profissionais que apresentem sintomas gripais, realizando afastamentos e testagens, entre tantas outras medidas.

Reiteramos que, diante deste momento tão delicado para a saúde pública, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas considera importante se dirigir à comunidade para falar do trabalho sério que realiza em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância em Saúde de Sapucaia do Sul. Estamos adotando todas as medidas cabíveis de prevenção e proteção contra o Covid-19, por mais restritivas que possam ser. Nosso objetivo continua o mesmo: preservar o bem-estar e a saúde da população.

Recent Posts