Triagem reforça cuidados na assistência de pacientes no HMGV e na UPA de Sapucaia do Sul

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, UPA Sapucaia

O Ministério da Saúde registrou o primeiro caso de coronavírus no Brasil em 28 de fevereiro e as autoridades de saúde começaram a planejar ações na tentativa de barrar a doença Covid-19 que começou em dezembro na China e se tornou uma pandemia. Desde o último dia 21, no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) em Sapucaia do Sul acontece o acolhimento de pacientes numa triagem na parte externa disponibilizada em contêiner e tenda durante 24 horas. A decisão faz parte das resoluções do Comitê da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas de Enfrentamento do Novo Coronavírus e esse tipo de triagem também é realizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Quando o paciente chega no local é atendido por um técnico de enfermagem que pergunta se ele está com algum sintoma respiratório ou queixa. Se ele responde que sim, coloca-se uma máscara cirúrgica e verifica-se a temperatura para checar se está com febre ou não. Em seguida, encaminha-se para o atendimento com o enfermeiro. A equipe que atende no contêiner fica devidamente paramentada conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, explica a gerente de Atenção à Saúde do HMGV, Franciele dos Santos Dutra.

Franciele observa que os pacientes que não relatam ou apresentam sintomas respiratórios recebem atendimento normal com enfermeiro conforme a classificação de risco. O HMGV atende os pacientes classificados em vermelho que são as situações de emergência; e em amarelo, para os classificados como urgentes. Os atendimentos de casos de pacientes verdes, situações pouco urgentes, e ainda – azuis – que são os não urgentes, acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na UPA.

“Caso o paciente não relate nenhum sintoma respiratório, ele passa para o atendimento normal com enfermeiro de acordo com a classificação de risco. Temos uma sala de espera para paciente com sintomas respiratórios que aguarda com máscara e outra sala para pacientes com outras queixas. Contamos dois consultórios: um para paciente com sintomas respiratórios e outro para as demais situações. Há uma sala de medicação para pacientes com sintomas respiratórios e outra para quem tem outras queixas. A triagem com classificação de risco na parte externa do HMGV é importante para identificar precocemente as queixas do paciente, que se tiver sintomas respiratórios, recebe máscara cirúrgica e a coloca antes de entrar no Hospital, evitando que o vírus se espalhe pelo ambiente através de gotículas de saliva e secreções”, detalha a gerente.

UPA

A triagem de pacientes na parte externa da UPA de Sapucaia do Sul vem sendo feita há uma semana, desde o último dia 27. Com a ajuda do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado – Exército Brasileiro, montou-se uma tenda e, além dela, a estrutura possui um contêiner. “O objetivo do acolhimento no contêiner é direcionar e agilizar o atendimento aos pacientes que apresentarem sintomas respiratórios, antes de entrarem na unidade de saúde, pois dessa forma terá uma equipe preparada ao seu perfil de atendimento de forma rápida e com menor tempo de exposição para o paciente, a equipe e os demais atendimentos que são realizados nesse serviço de saúde”, avalia a coordenadora da UPA Alessandra Linck.

Recent Posts