Psicologia do trabalho da FHGV acolhe funcionários devido ao enfrentamento do coronavírus

 In Especiais, FHGV, Notícias

A psicologia do trabalho da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) através da Saúde do Trabalhador vem acolhendo as demandas emocionais dos funcionários em razão do momento de enfrentamento ao coronavírus. Os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (51) 3451-8200 com dois ramais disponíveis: 103 e 230. Toda a assistência prestada segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os cuidados com a saúde mental.

De acordo com a psicóloga do trabalho Renata Corrêa da Silva, a pressão de lidar com a situação da pandemia envolve um quadro típico para os profissionais de saúde. “O estresse e as sensações associadas com esse quadro não significam que a pessoa não seja capaz de fazer o seu trabalho ou que seja uma pessoa fraca. O gerenciamento da saúde mental e o seu bem-estar psicossocial durante este momento é crucial para que o funcionário possa manter a sua saúde física também”, analisa.

Renata sugere que o funcionário utilize métodos para lidar com a situação como fazer pausas e descansar entre os seus turnos de trabalho ou até mesmo tirar um momento durante o expediente. Além disso, ela aponta ser necessário o consumo de alimentos com uma dieta saudável, a prática de exercícios físicos e a manutenção do contato com a família e com os amigos mesmo que seja por meios virtuais. “Evite formas errôneas de lidar com o estresse como o uso de tabaco, álcool ou outras drogas. A longo prazo, eles pioram o seu bem-estar físico e mental. Este é um cenário sem precedentes para muitos trabalhadores especialmente aqueles que nunca participaram de respostas semelhantes a uma crise ou pandemia. Para os que têm alguma experiência, tente utilizar o que deu certo no passado e que pode ser útil de novo. Assim, poderá ser reduzido o estresse”, sugere a psicóloga do trabalho.

Fatos versus boatos

Outra dica nesse momento de enfrentamento ao coronavírus se direciona para as fontes de informação oficiais e a relação com o aumento da ansiedade. Renata baseia-se nos direcionamentos da OMS e observa ser imprescindível a redução da leitura de notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Essa dica também é reforçada pelo Setor de Comunicação da FHGV, pois a busca por informação deve ser apenas em fontes oficias. “A atualização dos fatos deve ser uma ou duas vezes ao dia, evitando o excesso desnecessário de informações. A enxurrada de notícias sobre um surto pode levar qualquer pessoa à preocupação. Informe-se com os fatos, e não com os boatos, ou com as informações erradas porque os fatos ajudam a minimizar os medos”, orienta a profissional.

Os trabalhadores da Fundação podem buscar informações no site e na rede social da instituição, e nos sites da Prefeitura de Sapucaia do Sul, da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e da Organização Mundial da Saúde.

Atendimento psicológico online

Renata lembra ainda que as pessoas em geral podem contar com o atendimento psicológico online, que é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia através da Resolução Nº 011/2018, mediante cadastro do profissional que pode ofertar serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e comunicação como por exemplo: telefone, chamada de voz ou vídeo.

Nesse sistema um dos principais serviços é prestado pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) que oferece o Atendimento Solidário em Saúde Mental para o Rio Grande do Sul – RS: Covid-19. Mais informações de como proceder no site ou pelos telefones (51) 3224-3340 e (51) 99237-5510. Na SPPA há uma Linha Direta de Apoio à Saúde Mental: Covid-19 Exclusiva para Profissionais de Saúde do Rio Grande do Sul. A linha funciona das 9h às 18h pelo telefone (51) 98193-7387 para médicos, e das 8h às 14h, pelo telefone (51) 99997-9085 para outros profissionais de saúde.

Isolamento social

Existem dicas da OMS para quem está em isolamento social e que são cruciais durante a pandemia da Covid-19. Veja as principais orientações:

  • Cuidado com o excesso de informações.
  • Estabeleça uma rotina.
  • Faça coisas que gosta.
  • Cuide do corpo.
  • Aproveite para colocar coisas pessoais em ordem.
  • Conecte-se com as pessoas.
  • Peça ajuda se precisar pelo 188 no Centro de Valorização à Vida.

Recent Posts