Campanha alerta para riscos com uso de jalecos em refeitório do Hospital Tramandaí

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

O Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho e a Comissão de Controle de Infeção Hospitalar do Hospital Tramandaí no Litoral Norte, administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas iniciou uma campanha de conscientização junto aos trabalhadores da instituição para que não usem jaleco no refeitório. Esse trabalho conta com o apoio das gerências Administrativa e de Atenção à Saúde e iniciou na última segunda-feira (27).

A campanha busca conscientizar os colaboradores das diversas áreas a respeito dos riscos e das contraindicações de frequentar o refeitório do Hospital, trajando jalecos, aventais ou vestimentas privativas que são utilizadas nos ambientes da assistência. No corredor próximo à entrada ao refeitório foram expostos um banner educativo e um jaleco customizado alertando para possíveis contaminações. Nas vestimentas usadas na assistência podem ser encontrados micro-organismos como staphiluscoccus aureus, salmonela, acinetobacter spp, pseudomonas, enterococcus, difteroides, klebsiella sp, entre outros.

Além disso, de acordo com a Norma Regulamentadora Nº 32 do Ministério do Trabalhado e Emprego, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimento de Saúde, no item 32.2.4.6.2 consta que “os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais”. Numa avaliação da enfermeira do trabalho Carine Leal Segabinazzi, a ação sensibilizou os trabalhadores do HT, pois a grande maioria já sabe que não é adequado ir ao refeitório de jaleco, e os desatentos à regra repensaram a conduta, cumprindo o objetivo da campanha.

Recent Posts