Manobra reposiciona bebê e viabiliza parto normal no Hospital Tramandaí

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Um dos objetivos da coordenação da Linha de Cuidado Mãe Bebê Criança do Hospital Tramandaí é seguir o que é preconizado pela Rede Cegonha, sobretudo o que se refere à redução do número de cesarianas e à valorização do parto normal. No último final de semana, uma manobra providencial, realizada pela obstetra plantonista Izabella Rios, foi decisiva para o nascimento da bebê Manuela através do parto humanizado. “Estou na coordenação desta Linha de Cuidado desde 2016, e nunca vi nenhum médico realizar essa manobra desta forma”, diz a coordenadora Priscila Neto.

No domingo (16), Shayenne Pereira chegou ao Centro Obstétrico do Hospital Tramandaí com 39 semanas de gestação, prestes a realizar uma cesariana, já que, conforme exame anterior, o bebê estava com “apresentação transversa”. Ao realizar a ecografia, entretanto, a Dra. Izabelle constatou que havia “apresentação pélvica”. Essas apresentações dizem respeito ao posicionamento do bebê no ventre da mãe. Imediatamente, a doutora conversou com Shayenne, explicando a possibilidade de realizar uma manobra para reposicionar a criança, virando-a através de movimentos manuais no abdômen materno.

Com habilidade e paciência, Izabelle conduziu a situação para o parto normal, e Manuela nasceu com 3,390 kg e 48 cm, para alegria de Shayanne e da equipe que acompanhava a manobra. No Hospital Tramandaí, fatos como esse são representativos, pois obedecem a humanização dos partos e reduzem as taxas de cesarianas na maternidade.

Recent Posts