FHGV conta com novos integrantes na Comissão Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial

 In CEPPIR, FHGV, Notícias

Num levantamento preliminar realizado no último dezembro, descobriu-se 140 autodeclarados pretos e pardos de um total de 1.828 trabalhadores na Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV). Esse dado revela a necessidade contínua de políticas afirmativas e inclusivas na instituição o que é uma das metas da Comissão Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Ceppir) vinculada à Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP). Na tarde da última terça-feira (11), o novo grupo composto por 13 trabalhadores foi nomeado através da Portaria nº 056/2020 para atuar pelos próximos dois anos.

Após discussões e avaliações, a Comissão Especial propôs o Regimento Interno da Ceppir instituído pela Direção por meio da Portaria nº 057/2020. A presidente Alcione Cardoso Marques Alves lembrou que a Ceppir da FHGV surgiu em 2017 e teve como modelo a Ceppir do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Ela observa outros objetivos da Comissão como o de assessorar a direção, os gestores e os trabalhadores no enfrentamento da discriminação racial no âmbito institucional para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Alcione destacou que a Comissão Especial realiza debates para a promoção de igualdade e equidade de políticas públicas de interesse da população negra e outros segmentos da população. A presidente recordou algumas ações realizadas pela Ceppir até o momento como o da Semana da Consciência Negra com inserção de saberes das religiões e a reserva de cotas para afro-brasileiros em todos os processos seletivos da instituição desde 2017.

Igualdade racial

A secretária da Saúde de Sapucaia do Sul em exercício Lúcia Passero em nome da secretária Roberta Bazzo ressaltou a coragem da Fundação e do grupo em combater o racismo e a defesa dos direitos de igualdade racial. “Nos colocamos à disposição para ações e estratégias compartilhadas, pois a rede de saúde de Sapucaia do Sul precisa desse debate para construir uma sociedade mais igualitária”, afirmou.

O diretor da DGDP Alex Borba dos Santos recordou que a construção da Ceppir, acontece desde 2016, envolvendo pessoas dispostas a contribuírem para uma política de igualdade racial dentro da Fundação. Ele citou fatores como o trabalho de inclusão, respeito às diferenças e a quebra de paradigmas. “Vamos desacomodar as pessoas para que elas realmente percebam e pensem a respeito de igualdade racial, esse é o nosso desafio”, enfatizou.

A coordenadora da Ceppir do GHC Fernanda Vargas relatou a história do surgimento dessa Comissão naquele hospital e a busca pela igualdade racial. Entre os temas que ela abordou estavam o racismo institucional e o racismo social. “Para nós foi um imenso prazer participar da construção da Comissão da FHGV que é de total importância e trará benefícios enormes para a população de Sapucaia. São ações afirmativas como essa que faz com que a evolução social se consolide”, reforçou.

O evento encerrou com a interpretação da cantora e compositora Gerusa Bittencourt do Hino do Rio Grande do Sul na versão de Sérgio Rosa. Gerusa é militante do Movimento Negro Unificado, enfermeira da Prefeitura de Porto Alegre e mestranda em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Comissão Especial

A Comissão Especial da Ceppir com mandato de 2020 a 2022 é composta pela presidente Alcione Cardoso Marques Alves; pela vice-presidente Daiane Almeida Pinheiro; pela 1ª secretária Jocélia da Silva Bortoli; pela 2ª secretaria Édina Cristina Soares Rodrigues e pelo tesoureiro Paulo Alberto da Silva Júnior. Também compõem o grupo como membros Adriali Duarte; Cátia Sovani Fagundes; Charles Pereira da Silva; Daiane Maliska Duarte; Danilo Toio Farias; Jorge Tadeu Teixeira Senna; Luis Henrique Lopes Fonseca e Raquel Zucco.

Recent Posts