Workshop atrai grande público para orientar sobre acidentes com múltiplas vítimas

 In Educação Permanente e Continuada, FHGV, Notícias, SAMU Sapucaia do Sul

Numa situação de desastres ou incidentes de emergência, o tempo de resposta dos profissionais do SAMU, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros pode ser decisivo para salvar vidas. Considerando esta premissa, o SAMU e a Defesa Civil de Sapucaia do Sul promoveram na noite desta segunda-feira (20), no IFSUL do município, o workshop intitulado Atendimento com Múltiplas Vítimas, com a participação do instrutor e enfermeiro José Adir da Silveira Cortes, que tem reconhecida experiência no assunto.

A previsão de público foi amplamente ultrapassada: 200 pessoas estavam inscritas para saber detalhes sobre situações que ocorrem cotidiana ou eventualmente em suas profissões e que merecem um olhar mais atento. O que fazer em casos de incêndios, acidentes de carro, desabamentos, deslizamentos e terremotos? Como estabelecer o fluxo de triagem das vítimas? Quais as providências corretas em cada caso? Todas essas situações e tantas outras foram abordadas pelo instrutor, num formato de apresentação que valorizava a interatividade com o público.

Exemplos impactantes

Em determinado momento, Cortes pedia que cada pessoa no auditório tentasse se imaginar na cena que passaria no telão em seguida, procurando vislumbrar as ações que seriam prioritárias naquele caso. Dito isso, exibiu um vídeo com situações extremas ocorridas durante o incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria. O exercício foi impactante e deixou claro o quanto é importante o treinamento e a preparação dos profissionais.

O instrutor chamou atenção para outros casos de repercussão nacional e internacional, como o acidente do avião que não conseguiu aterrissar no aeroporto de São Paulo e vitimou fatalmente todos os passageiros, muitos deles gaúchos. Em cada caso, muitas lições aprendidas.

O passo seguinte foi a exibição de material sobre fluxo de triagem de vítimas, ponto principal do workshop. No final do treinamento, o público se conectou à internet para participar de um quiz que avaliava o aprendizado de cada um, considerando o tempo e a precisão das decisões que deveriam ser tomadas. A atividade movimentou o ambiente, com participação direta de todos os presentes. Os três primeiros colocados receberam premiação.

Avaliações dos participantes

Para a coordenadora do SAMU, Letícia Santomé, uma das responsáveis pela organização do evento, a iniciativa teve o objetivo de mostrar às pessoas quais as ações prioritárias no atendimento de múltiplas vítimas: “A nossa intenção era capacitar os participantes e multiplicar um conjunto de informações”. Segundo ela, o workshop teve a presença de integrantes dos bombeiros militares e civis de diferentes municípios, profissionais da área da saúde, estudantes, empresas privadas de atendimento pré- hospitalar, Defesa Civil, grupo de voluntários e SAMU de municípios vizinhos.

O instrutor e protagonista do evento, José Adir da Silveira Cortes, lembrou de uma frase do diretor do Grupo de Atendimento e Resgate de Urgência de São Paulo (GRAU), Jorge Ribeiro, para resumir o evento: “Ninguém salva vida sozinho, é o sistema que salva”, enaltecendo a importância do trabalho em equipe, sobretudo nesse tipo de atendimento.

E os participantes, será que conseguiram captar as mensagens? Será que o workshop foi importante para o dia a dia de cada um? Para o bombeiro civil de Esteio, Lucas Monteiro, a resposta é sim: “Acho que esse aprendizado todo foi muito importante, pois se refere a várias situações que podem acontecer a qualquer momento, principalmente para mim, que trabalho diretamente com esse tipo de evento com múltiplas vítimas”.

A técnica de enfermagem que atende no setor de Emergência do Hospital Municipal Getúlio Vargas, Dayane Pinheiro, considera a iniciativa muito importante: “É fundamental unirmos pré e intra hospitalar, por isso os organizadores estão de parabéns; o assunto acrescentou bastante, à medida que ajuda a otimizar o atendimento”.

Recent Posts