Primeiro Papai Noel negro da FHGV visita unidades e conscientiza sobre racismo

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Imbuídos pelo espírito natalino nesta época do ano, a Comissão Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) realizou atividades com a missão de despertar nos trabalhadores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) a conscientização do quanto o racismo persiste na sociedade e de que essas barreiras precisam ser superadas. Na entrada dos funcionários do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) foi montada uma árvore de Natal com fotos de trabalhadores negros, pardos e brancos. A ideia foi mostrar todos juntos num trabalho lúdico para quem quisesse se encontrar na árvore. Nas unidades do Hospital e na Sede da Fundação o primeiro Papai Noel negro distribuiu uma mensagem de paz, amor, otimismo e convite para que os funcionários participem das reuniões do grupo.

O Noel negro pioneiro escolhido para a atividade, Danilo Toio Farias, tem 57 anos e esta foi a segunda vez que ele compartilhou a alegria de Papai Noel ao longo de sua vida. Natural de Bagé, ele veio do interior para a capital há 22 anos. Depois de ter sido aprovado em seu primeiro concurso público no HMGV, atua há 3 anos no setor de Higienização. “Muito bom desejar aos colegas um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Este é um momento muito fraterno da nossa confraternização interna. Ser o primeiro Papai Noel negro na FHGV significa um passo importante da Comissão e dos companheiros e das companheiras da Ceppir. Dessa forma divulga-se melhor esse trabalho tão importante na Fundação com políticas de inclusão social, mostrando que é possível sim termos uma sociedade mais igual, pois todos somos iguais”, afirma.

Discriminação

Farias conta que aos quase 60 anos já passou muitas vezes por situações de discriminação e racismo. “Algumas vêm de forma muito discreta e velada. Pena que ela ainda existe em nosso país. No ambiente de trabalho nos deparamos com piadas ou retaliações a uma função melhor. Tudo é muito discreto para não ser percebido. Como militamos nessa causa, nos ligamos e percebemos que há um joguete e uma discriminação muito clara na sociedade”, declara.

Mesmo com essa questão a ser superada e como bandeira de luta, o Noel finaliza dizendo que “desejo a todos um feliz Natal e um bom ano novo. Sabemos que a conjuntura nacional não nos favorece, mas nós guerreiros que somos, lutadores e sociais, transformaremos isso em causas mais nobres e vencedoras. Dizem que com a crise, há nosso crescimento: que ele seja social e mais fraterno com o ser humano”.

Mais fotos da visita do primeiro Papai Noel Negro na FHGV podem ser conferidas clicando aqui.

Ceppir

A Comissão Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial existe na FHGV desde 2017 com o objetivo de promover ações afirmativas. As reuniões acontecem nas primeiras terças-feiras de cada mês às 13h30 na sala de aula 1 ao lado da Comissão de Residência Médica do HMGV.

Recent Posts