FHGV implantará em janeiro novo programa de avaliação dos trabalhadores

 In FHGV, Notícias

A partir de janeiro de 2020, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) implantará o Programa de Avaliação Anual e Desenvolvimento dos Trabalhadores, elaborado pelas experiências e pelas vivências obtidas na avaliação de 90 dias que acontece para cada novo funcionário que ingressa na instituição. O novo programa contou com o apoio de uma consultoria com expertise em gestão de pessoas, com o envolvimento de gestores e a atuação da equipe da Unidade de Gestão do Trabalho (UGT). A nota final do trabalhador na Avaliação resultará em políticas de premiação e bonificações como folgas, benefícios no Banco de Realocação e na Política de Incentivo à Educação, entre outras possibilidades.

De acordo com o diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Alex Borba dos Santos, a experiência passada de avaliação de 90 dias possibilitou a elaboração do modelo a ser implantado que considera diferentes aspectos de análise. Além disso, ele observa que, conforme consta no Manual da Avaliação Anual, disponível no Portal de Gestão de Pessoas, em “Avaliação de Desempenho”, “o processo de avaliação anual deve propiciar a aproximação com o trabalhador, levando-o a refletir sobre o trabalho a partir de sua autoavaliação, e ainda, propiciando um retorno a respeito de seu desenvolvimento sob a ótica das necessidades dos serviços prestados pela instituição”.

Para o diretor, a avaliação anual é um momento construtivo, propositivo e uma oportunidade de crescimento mútuo entre trabalhador, gestão e instituição que “serve para um momento de reflexão sobre o processo de trabalho, o serviço e sua gestão, permitindo alinhar procedimentos e construir ou repactuar metas de desenvolvimento e adequação aos protocolos de trabalho e desempenho desejado”. Por fim, Santos ressalta que “a avaliação ainda poderá indicar ao trabalhador e aos gestores aspectos que precisam ser desenvolvidos na equipe, servindo como ‘orientador’ para as ações de desenvolvimento de pessoas, subsidiando a Política de Educação Permanente e Continuada”.

Durante o processo de construção do Programa de Avaliação Anual e Desenvolvimento dos Trabalhadores foram indicados os princípios que devem nortear gestores e trabalhadores: ética, cuidado, justiça, respeito, atenção, transparência, compreensão, reflexividade, oportunidade, equidade, imparcialidade, integração, autonomia, diretividade e objetividade no processo.

Para o Banco de Realocação e a Política de Incentivo à Educação – ambos em processo de revisão – o resultado da avaliação servirá como um dos principais critérios de pontuação, concessão de bolsas e possíveis desempates entre interessados.

Como vai funcionar?

A avaliação anual deve ser feita com todos os trabalhadores, por ocasião de seu aniversário de ingresso na FHGV. A avaliação pode ser feita nos 30 dias anteriores ou posteriores à data. O processo inicia com a autoavaliação feita pelo trabalhador após ele receber uma correspondência eletrônica. Todo o processo será feito no sistema de gestão de processos Orquestra junto ao sistema Business Process Management (BPM) ou Workflow em operação na Fundação. Após a autoavaliação concluída, a chefia receberá a tarefa de avaliar o trabalhador.

As avaliações deverão ser realizadas, preferencialmente, por duas pessoas representando a gestão, envolvendo a chefia e outra pessoa que conheça os processos em que o avaliado se envolve. Segundo o diretor, a ideia é ir além da mera avaliação das práticas de trabalho, permitindo a integração de novas abordagens e novos saberes. “O avaliado deve estar junto, a fim de buscarem consensos, embora a avaliação final seja de responsabilidade da dupla de gestores”, detalha. O resultado final será um Plano de Desenvolvimento no qual o trabalhador pactuará com a gestão aspectos que precisam desenvolver em suas competências, tanto comportamentais quanto técnicas.

O que será avaliado?

A avaliação será dividida em quatro categorias:

  • Compromisso institucional.
  • Relações e capacidades importantes para a gestão e desenvolvimento do processo de trabalho.
  • Qualidade e produtividade no trabalho – competências e eficiência.
  • Qualidade no trabalho – demais itens.

Após a conclusão dessa etapa, haverá a análise dos itens de critério institucional, onde aspectos como absenteísmo e tempo dedicado à capacitação, serão considerados.

  • Faltas injustificadas – reduzem 3,5 pontos por evento.
  • Atrasos/saídas antecipadas – reduzem 1,5 ponto por evento.
  • Não atingimento da carga horária mínima de formação – reduz 1,5 ponto se não atingir 4 h/ano.

A política de concessão de folgas premiará os trabalhadores que obtiverem as pontuações seguintes:

  • Desempenho de 95 à 100 pontos – 3 folgas ao ano.
  • Desempenho de 90 à 94 pontos – 2 folgas ao ano.
  • Desempenho de 80 à 89 pontos – 1 folga ao ano.

Essas folgas deverão ser gozadas dentro do ano de contrato de trabalho, ou seja, antes da próxima avaliação de cada pessoa, e sempre em comum acordo com as chefias. Não se recomenda que as folgas sejam ‘coladas’ aos períodos de férias. Para obter mais informações, clique aqui para acessar o link que explica como funcionará o instrumento.

Recent Posts