Desfile das Vitoriosas encerra o ano do GRATO

 In FHGV, GRATO, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Música, dança, sorteio de brindes e muita emoção. Essa foi a marca do encontro de final de ano do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), realizado no sábado (7) na Praça da Juventude em Sapucaia do Sul. O ponto alto foi o já tradicional Desfile das Vitoriosas, onde pacientes e familiares se juntam para celebrar a vida.

“Essas reuniões do GRATO são sempre muito importantes para nós, porque recebemos apoio, estrutura e motivação para seguirmos em frente”, diz Mara Rosane Rosa de Sousa, 47 anos, que participa do Grupo desde o início de 2018, quando descobriu um câncer de mama. No ano seguinte, sua mãe, Rosa Maria Sousa, de 82 anos, também foi diagnosticada com a doença, só que no útero. Desde junho deste ano, Rosa comparece aos encontros do GRATO, e neste sábado estava na festa de encerramento do ano: “Esse tipo de ambiente, essa festa, isso tudo é muito bom para nós todas”, diz ela.

Comprometimento da comunidade

A atividade reuniu pacientes, parentes, amigos e pessoas que de alguma forma se envolvem no apoio à causa, numa demonstração de solidariedade. “Tivemos muita gente nos ajudando, patrocinando e colaborando para que essa festa acontecesse”, comemorou Lúcia de Souza Almeida, uma das organizadoras e idealizadoras do Grupo.

A chefe do setor de Imagem do HMGV, Ana Carolina Chaxim Land, também organizadora do evento, ressaltou o comprometimento da comunidade com o GRATO: “As pessoas se sensibilizam, pois a iniciativa acaba obtendo um impacto importante na vida de cada um”.

Somente do HMGV, no último ano, houve mais de 100 novos casos de câncer detectados. Dessas pessoas, segundo Ana Carolina, cerca de 30% acabam se dirigindo ao GRATO, onde recebem toda a atenção de uma equipe multiprofissional. Os encontros são sempre emocionantes, pois as participantes recuperam a confiança e a autoestima. Mas também há momento difíceis: “As perdas nos impactam bastante, pois acabamos desenvolvendo vínculos próximos com cada uma delas”, diz Ana.

Dança, música, desfile

Com a presença da diretora de Atenção à Saúde da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Patrícia Bienert; da diretora do HMGV, Loredi Becker; da coordenadora da Clisam, Zenahya Chagas; e de diversos trabalhadores da FHGV, a tarde do sábado trouxe uma variedade de atividades culturais, com apresentações de música, dança e sorteio de brindes. Mas a principal atração foi mesmo o Desfile das Vitoriosas, em que as pacientes, acompanhadas por familiares (esposo, filhos, netos), passavam por um tapete vermelho. Ali estava simbolizada a vitória de um desafio, a alegria de seguir a vida. Sob os aplausos da comunidade, cada um dos participantes fazia daquele momento uma esperança renovada para 2020.

Recent Posts