Clisam faz atividades na Câmara de Vereadores sobre HIV e ISTs

 In CLISAM, Concurso Público, Notícias, Notícias

Em alusão ao Mês da Prevenção ao HIV e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a equipe da Clínica da Saúde da Mulher (Clisam) de Sapucaia do Sul realizou palestra e testagens rápidas para servidores da Câmara de Vereadores e integrantes do Grupo Conviver nesta quarta-feira (11). O convite foi feito pela presidente da Casa, vereadora Raquel Moraes, autora da lei sobre o Dezembro Vermelho, que trata da prevenção a essas doenças.

A coordenadora da Clisam Zenahya Chagas falou durante 15 minutos para um público de aproximadamente 30 pessoas, dando orientações sobre ISTs. Segundo ela, a maioria dos casos ocorre através do ato sexual, sobretudo quando não há o uso do preservativo. Zenahya informou que, em 2018, Sapucaia do Sul esteve entre os 100 municípios brasileiros e 10 municípios estaduais com maior incidência desse tipo de doença. “Por isso é fundamental testar os pacientes e, quando for o caso, iniciar imediatamente o tratamento”, diz ela.

Para a vereadora Raquel Moraes, “é muito importante conscientizar as pessoas dos perigos dessas doenças, e a informação é a base da prevenção”. Fazer os testes é bastante simples: basta o cidadão se dirigir a uma unidade da Rede de Saúde. Não precisa marcar horário.

Após a palestra de orientação, o público formou fila para realizar ali mesmo a testagem rápida, tão valorizada durante o evento. Marlene Arébalo, de 77 anos, estava no plenário da Câmara assistindo atentamente cada explicação que era divulgada: “Esse tipo de iniciativa é muito boa, pois todos puderam tirar dúvidas sobre esse tema tão importante”.

A mensagem final, tanto das orientadoras quanto das pessoas que ouviram a palestra, era a mesma: a prevenção é o melhor remédio.

Recent Posts