Trabalhadores do HMGV recebem instruções sobre prevenção e combate a incêndio

 In CIPA, FHGV, Notícias

Os trabalhadores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas participaram de treinamento sobre a prevenção e o combate a incêndio. A atividade foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Municipal Getúlio Vargas e as instruções foram repassadas por equipe do Corpo de Bombeiros de Sapucaia do Sul composta pela soldado Patrícia Wiest Prokopiuk e pelo sargento Milton Ziegler.

Patrícia destaca que a prevenção de incêndio acontece com o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) em dia e com as saídas de emergências desobstruídas. “Os corredores dos hospitais precisam estar com passagens livres e os extintores devem estar nos locais previstos. Há um conjunto de fatores na prevenção e na rota de fugas. Ainda sobre a questão da prevenção é preciso o treinamento do pessoal e da Brigada de Incêndio”, afirma.

Brigada de Incêndio é formada por grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência. A soldado Patrícia observa ser fundamental a existência da Brigada de Incêndio para que preste os primeiros atendimentos até a equipe dos bombeiros chegue no local de um sinistro. “Muitas vezes, com a atuação dessas brigadas os bombeiros nem precisam intervir porque eles conseguem conter o princípio de incêndio, dispensando o acionamento do Corpo de Bombeiros. Mas, se não conseguem extinguir o incêndio que se torna de médio a grande porte, o bombeiro vai atende essa situação e a Brigada de Incêndio dá apoio ao Corpo de Bombeiros para a evacuação do prédio”, explica.

Calma
Além disso, uma das principais ações elencadas por Patrícia refere-se à necessidade de manutenção da calma para que as ações organizadas aconteçam. “A maior dificuldade das pessoas diante de uma ocorrência adversa é manter a calma porque adrenalina das pessoas está alta e elas se encontram agitadas e nervosas, o que dificulta a manutenção da ordem no local. Sabemos que num grande incêndio é muito complicado manter uma certa ordem. Por isso é importante fazer o treinamento da Brigada de Incêndio e um plano de emergência para essas ocasiões para que o trabalho seja efetivo”, reforça.

Por fim, a soldada ressalta que, em caso de incêndio ou acidente que o Corpo de Bombeiros precise auxiliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, deve acionado o 193 com o maior número possível de informações. “Se tivermos o número de vítimas, o que queima e o local onde está ocorrendo o incêndio, mais rápida será a nossa chegada e mais efetivo o nosso trabalho”, finaliza.

Recent Posts