Sipat inicia com atividade física, avaliação da saúde do trabalhador e palestras

 In CIPA, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) iniciou na manhã desta segunda-feira (21) com atividade física para os trabalhadores realizada na Travessa Aliança que é uma rua lateral ao Hospital. O tema central deste ano é Saúde Emocional do Trabalhador e a programação concentra palestras nos três turnos até a próxima sexta-feira (25) durante o dia no auditório da Sede da FHGV, e à noite, na sala de aula do HMGV. Além disso, no sábado (26), a Sipat encerra com jogos na Praça da Juventude em Sapucaia do Sul.

Atuando há 6 anos no HMGV, depois de participar da atividade física coordenada pela fisioterapeuta Taiane Feiten, o assistente administrativo Marco Antônio Oliveira fez uma avaliação física. “Sempre participo da Sipat e achei bem legais essas ações”, declara.

Avaliação física
Sobre os exercícios físicos e a avaliação física disponibilizada para os trabalhadores, Taiane comenta que o objetivo foi correlacionar saúde mental e física dos funcionários e avaliar se o trabalhador é sedentário. Para isso, ocorreu a coleta de dados demográficos, e a equipe quis também saber a quantidade real de exercício físico praticado pelo funcionário e, se sofre com a insônia ou se faz tratamento para sintomas psiquiátricos.

Durante a avaliação física, a fisioterapeuta observa ainda que foi verificada a pressão arterial, a saturação do oxigênio; a gordura corporal; a frequência cardíaca; a altura e a circunferência abdominal. “Queremos saber se a pessoa se sente sobrecarregada no trabalhado, a qualidade do sono e o uso de medicação”, complementa Taiane.

Abertura
Na cerimônia de abertura do evento, a Comissão Organizadora da Sipat foi representada por Gilberto Starck e Maristela Kaminski que apresentaram o tema central Saúde Emocional do Trabalhador e o cronograma de atividades de segunda a sábado. Em seguida, a diretora adjunta do HMGV, Franciele Santos, deu as boas vindas ao público e ressaltou a importância da participação de todos.

A valorização do evento sobretudo no que se refere à qualidade da convivência no ambiente de trabalho foi destacada pelo diretor geral da Fundação Gilberto Barichello e pelo diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Alex Borba dos Santos. Barichello abordou também as dificuldades externas e internas, bem como o esforço da Diretoria Executiva da FHGV para superá-las.

Programação

Segunda-feira – 21/10
9h20: Abertura SIPAT: circuito de práticas físicas ao ar livre.
10h30: Diversidade sexual, Gênero, sexualidade.
Palestrante: Patrícia Balestrin – Psicóloga e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
15h: Crianças trans: revisão da CID-11 e o diagnóstico de gênero na infância.
Palestrante: Sofia Favero – Psicóloga e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
20h30: Saúde Mental do Trabalhador.
Palestrantes: Vanessa Ruffatto – Psicóloga e mestranda em Psicologia Clínica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Gabriela da Silva Marques – Psicóloga e mestranda em Psicologia Clínica na Unisinos.


Terça-feira – 22/10
10h: Síndrome de Burnout e sua relação com os profissionais da área da saúde.
Palestrante: Lovane Dulce Wollmann – Psicóloga.
15h: Como cuidar da saúde psíquica de quem também cuida?
Palestrantes: Jéssica dos Santos Hickmann – Psicóloga e especialista em Cognitivo Comportamental, pós-graduada em Gestão de Talentos Humanos e pós-graduada em Avaliação Psicológica e Alexandra Vencato – Psicóloga e especialista em Psicanálise, pós-graduada em Infância e Educação Pós-graduada em Casal, Família e Sexualidade.
20h30: Síndrome de Burnout e sua relação com os profissionais da área da saúde.
Palestrante: Lovane Dulce Wollmann – Psicóloga.


Quarta-feira – 23/10
10h: Violência contra a mulher no ambiente de trabalho.
Palestrante: Priscila Brasco – Psicóloga da FHGV e mestra em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
10h40: Saúde Emocional
Palestrante: Mayte Raya Amazarray – Psicóloga e doutora em Psicologia pela UFRGS.
15h: Impacto da reforma da Previdência para os trabalhadores da área da Saúde.
Palestrante: Renata Alves – Economista e ouvidora na FHGV.
15h30: Cuidando do Cuidador – Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.
Palestrante: Verônica Magalhães – Enfermeira, especialista em Saúde Mental Coletiva (UFRGS) e especialista em Saúde da Família: Gestão, Atenção e Processos Educacionais pelo Grupo Hospitalar Conceição.
20h30: Como cuidar da saúde psíquica de quem também cuida?
Palestrantes: Jéssica dos Santos Hickmann- Psicóloga e especialista em Cognitivo Comportamental, pós-graduada em Gestão de Talentos Humanos e pós-graduada em Avaliação Psicológica e Alexandra Vencato – Psicóloga e especialista em Psicanálise, pós-graduada em Infância e Educação Pós-graduada em Casal, Família e Sexualidade.


Quinta-feira – 24/10
10h: Cuidando do Cuidador – Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.
Palestrante: Rosângela Maria Alles – Psicopedagoga clínica e institucional e membro da Sociedade Brasileira de Palestrantes.
15h: Transexualidade e ambiente de trabalho.
Palestrante: Rafaela Vasconcelos Freitas – Psicóloga e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.
20h30: Saúde mental no trabalho: o que é e como promover
Palestrante: Emilia dos Santos Magnan, psicóloga, especialista em desenvolvimento humano de gestores pela FGV e mestre em psicologia social pela PUC-RS .

Sexta-feira – 25/10
10h: A importância da Inteligência Emocional nas relações de trabalho.
Palestrante: Vanessa Marques – Psicóloga e mestranda em Psicologia Clínica na Unisinos.
15h30: Depressão no ambiente de trabalho
Palestrante: Carlos Eduardo Douglas Santana – Psicólogo.
20h30: Cuidando do Cuidador – Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.
Palestrante: Verônica Magalhães – Enfermeira, especialista em Saúde Mental Coletiva (UFRGS) e especialista em Saúde da Família: Gestão, Atenção e Processos Educacionais pelo Grupo Hospitalar Conceição.


Sábado – 26/10
8h: Jogos de Encerramento.
Local: Praça da Juventude – Rua César Alves de Souza, 130, Capão da Cruz, em Sapucaia do Sul.

Recent Posts