Relato na UPA de Sapucaia conscientiza para a prevenção do câncer de mama

 In Especiais, FHGV, UPA Sapucaia

“Estou muito contente por estar na UPA de Sapucaia do Sul para dar meu relato de experiência pelo que eu passei no meu tratamento para o câncer de mama. Sou uma parte da história do câncer que deu certo. Fui diagnosticada precocemente e espero incentivar muitas mulheres a fazerem o autoexame”, afirma a enfermeira Zilene Dyloren Espindola, que descobriu o câncer de mama em agosto do ano passado aos 36 anos e não tinha histórico de câncer na família.

O depoimento de Zilene integrou atividade em prol da campanha Outubro Rosa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul. Além do relato, a programação contou com palestra para orientar a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce da doença ministrada pela enfermeira Maristela Peixoto sob o tema “Juntas somos mais fortes”. A atividade ocorreu na última terça-feira (15).

Maristela lembra que a mulher tem corresponsabilidade com sua saúde e que a estimativa do câncer de mama é de 59 mil pessoas neste ano no Brasil. Em 2016, foram 16 mil óbitos em razão dessa enfermidade. “O câncer de mama pode acometer a mulher em qualquer momento. As mulheres com risco são aquelas que têm histórico de câncer na família: mãe, pai, irmã e irmão já que a doença também acomete homens ainda que numa proporção menor”, explica.

A enfermeira destaca ser fundamental a prevenção e a autoavaliação que permite que a mulher perceba alguma alteração. “Se as mamas estão iguais ao mês passado, está tudo bem, mas se a mulher nota alteração deve buscar atendimento de saúde. As mamografias devem ser feitas em mulheres a partir dos 35 anos com histórico na família, que tiveram algum tipo de câncer e precisam ficar atentas. As mulheres a partir dos 50 anos precisam fazer a mamografia de dois em dois anos se tudo bem”, ressalta.

Orientações

As mulheres que menstruam devem fazer o autoexame de três a cinco dias após o período. Já as que não menstruam devem escolher uma data fixa mensal para fazer o autoexame e mulheres com histórico familiar ou que perceberem alterações devem procurar serviço de saúde.

Passo a passo do autoexame

1. Fique de pé em frente ao espelho e observe:

  • o bico dos seios.
  • a superfície.
  • o contorno das mamas.

2. Ainda em pé em frente ao espelho:

Levante os braços e observe se com os movimentos aparecem alterações de contorno e superfície das mamas.

3. Deitada:

Com a mão direita, apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos dedos. Com a mão esquerda, apalpe a mama direita e f aça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.

Recent Posts