FHGV inicia programação do Outubro Rosa com alerta e prevenção

 In CLISAM, FHGV, GRATO, Notícias

Outubro serve de alerta e conscientização de mulheres para a necessidade de fazer exames preventivos e detectar de maneira precoce o câncer de mama. Esse é o tipo de câncer que mais acomete as brasileiras de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A estimativa é de 59.700 novos casos a cada ano até 2019, o que representa uma média de mil novas ocorrências anuais. Para auxiliar na prevenção da doença e no diagnóstico precoce, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) realiza uma série de atividades.

Na tarde desta terça-feira (1°), o Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) comemorou 3 anos de atuação no Hospital Municipal Getúlio Vargas com orientação às participantes e definição de ações voltadas ao Outubro Rosa. Desde o mês passado, a Saúde do Trabalhador da FHGV vem agendando exames preventivos do câncer de colo de útero e de mama para as funcionárias da instituição na Clínica de Saúde da Mulher. As outras mulheres podem ser atendidas nas unidades básicas de saúde para os exames prévios e os encaminhamentos que são feitos pela Secretaria Municipal da Saúde.

Encontro do GRATO abriu as atividades do Outubro Rosa na Fundação.

Incidência

A incidência da doença aumenta em mulheres a partir dos 40 anos. Abaixo dessa faixa etária, a ocorrência da do câncer é menor, bem como a mortalidade que se dá com menos de dez óbitos a cada cem mil mulheres. No entanto, dos 60 anos em diante o risco é dez vezes maior. Por isso, a redução de risco e o diagnóstico precoce da doença seguem como os principais fatores para reduzir a mortalidade por câncer.

Segundo o INCA, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos como por exemplo:

  • Praticar atividade física regularmente.
  • Alimentar-se de forma saudável.
  • Não fumar.
  • Ter o peso corporal adequado.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas.
  • Evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.
Recent Posts