Festa marca os três anos do GRATO

 In CLISAM, FHGV, GRATO, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

“Respeito, carinho e atenção”. Essas são as palavras-chave que Maria Edviges dos Santos, de 53 anos, usa para descrever os três anos de existência do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico, o GRATO. “Frequento o grupo desde o início, convidada pela Lúcia. Naquela época fiz o autoexame e o diagnóstico revelou câncer de mama. Foi a época mais difícil da minha vida e no GRATO eu tive todo o suporte que precisei. E nem falo só de suporte médico, mas também de amigos, conversa, apoio. É a minha segunda família. Acredito que todo hospital deveria ter um grupo como esse. Quem está aqui sabe o quanto ele é importante e necessário”. E, assim, recheado de elogios e marcado por conversas, palestras, debates, muita alegria e bom humor, que o GRATO assoprou as velinhas na tarde desta terça-feira (1º) no auditório da sede da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV).

Dando início às comemorações, a diretora de Atenção à Saúde da FHGV, Patrícia Bienert, parabenizou o grupo e a equipe multidisciplinar. “É com muito orgulho que comemoramos o aniversário do GRATO hoje, graças ao trabalho incansável desta equipe. Todas vocês são vencedoras. Desejo que o grupo siga assim por muitos anos, auxiliando outras pessoas”.

Uma das fundadoras do GRATO, Maria Lúcia de Souza Almeida, ao iniciar o evento, agradeceu às pacientes pelas reuniões ocorridas no ano. “Quem faz o grupo são vocês. Tudo que aconteceu de bom no GRATO foi organizado por vocês e para vocês. Vocês são guerreiras”.

Após a abertura, a equipe multidisciplinar realizou uma dinâmica com as mais de 40 pacientes presentes. Um balão-surpresa foi estourado e cada uma pode pegar uma frase motivacional para falar sobre ela ou a respeito de como vinha se sentindo recentemente. Esse tipo de atividade coletiva faz parte da sistemática de trabalho do GRATO e é um momento especial para as participantes porque dá a oportunidade de ouvi-las. O evento encerrou com a festa de aniversário organizada pela equipe e pelas pacientes que fizeram tudo com muito carinho e muita dedicação.

O que é o GRATO?

O GRATO oferece às mulheres debates, palestras e um ambiente de acolhimento. O grupo de apoio surgiu da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e seus familiares, oferecendo um suporte humanizado em tratamento de câncer. Para isso, reúne equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. Nas reuniões, acontecem atividades coletivas, trocas de experiências e depoimentos pessoais. Dezenas de pessoas, a maioria formada por mulheres, já participaram ou participam dos eventos do Grupo. As reuniões acontecem sempre na primeira terça-feira de cada mês.

Recent Posts