Equipe da Clisam orienta sobre autoexame das mamas e realiza testes rápidos para detectar hepatites, HIV e sífilis

 In CLISAM, FHGV, Notícias

Profissionais da Clínica de Saúde da Mulher (Clisam) da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) deram orientações sobre autoexame das mamas e estão fazendo encaminhamento de mamografia para o Hospital Municipal Getúlio Vargas nos casos recomendados conforme o Ministério da Saúde. No local, também foram repassadas informações a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e realizados testes rápidos para detectar hepatite B, hepatite C, sífilis e Infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) causador da aids.

A sapucaiense de 65 anos Neli Maria Pedroso já fez mamografia e está tudo bem. A partir dos 50 anos, se não tiver caso de câncer de mama na família e, se estiverem normais o autoexame e a palpação das mamas para identificar nódulos e outras alterações, a mamografia deve ser feita a cada 2 anos. A dona de casa Ângela da Silveira de 53 anos enquanto aguardava para consultar com ginecologista na Clisam fez os testes rápidos. “Casei com 18 anos e sempre fiquei com o mesmo parceiro. Nunca tinha feito testes para detectar hepatite, sífilis e HIV, mas o resultado foi bom e não tenho nada”, conta.

Já a dona de casa Marli Rodrigues de 42 anos, acompanha com mais atenção o seu caso. “Os exames estão dentro da normalidade. Mesmo assim, cuido porque tenho uma lesão no útero. Ao aguardar para a consulta, aproveitei para fazer os testes rápidos aqui na Clisam que deram todos bons”, acrescenta.

Outubro Rosa na Clisam

Neste mês, a Clisam vem realizando atividades específicas voltadas para o Outubro Rosa. Nesta quinta-feira (17), às 9h e às 15h, acontecem orientações sobre câncer de mama e ISTs, e ainda, testes rápidos para hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV. Na próxima terça-feira (22), ocorrerão orientações sobre câncer de mama, informações acerca das ISTs e testes rápidos para hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV. Além disso, haverá a dança do autoexame.

Para o próximo dia 29, às 9h, além das mesmas atividades, as trabalhadoras da Clisam vão embelezar as pacientes. Por fim, no dia 31, às 9h, acontecem novas orientações sobre câncer de mama e ISTs, e ainda, testes rápidos para hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV.

Testes rápidos

Mulheres e homens podem fazer os testes rápidos que detectam hepatites, sífilis e HIV. A Clisam funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h sem fechar ao meio dia e o resultado fica pronto em 20 minutos. A coordenadora da Clisam Zenahya Chagas informa que Sapucaia do Sul é um dos municípios prioritários para o diagnóstico dessas doenças por estar entre os de maior incidência. “É muito importante testar o parceiro da gestante em função da sífilis congênita, pois muitas vezes tratamos apenas a paciente que sofre reinfecções. Assim, o bebê pode ter má formação neurológica e óssea ou até ir ao óbito”, esclarece.

Recent Posts