Dinâmica com público na Sipat reforça relevância da saúde mental do trabalhador

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Desde a última segunda-feira (21) está acontecendo a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV). O evento engloba um total de 18 palestras em torno do tema central Saúde Emocional do Trabalhador nos três turnos. A Sipat encerra no próximo sábado (26) com jogos na Praça da Juventude em Sapucaia do Sul.

Na manhã desta quinta-feira (24), aconteceu a 13ª palestra da programação Cuidando do Cuidador – Saúde Mental e Saúde do Trabalhador ministrada pela psicopedagoga clínica e institucional e membro da Sociedade Brasileira de Palestrantes Rosângela Maria Alles. “Essa palestra foi excelente juntamente à dinâmica realizada que alivia a sobrecarga da rotina diária, promovendo alegria e descontração. Isso me remeteu à importância de cuidar mais das minhas emoções no ambiente de trabalho”, opina a técnica de enfermagem do Alojamento Conjunto do HMGV Tatiana Campezato.

A auxiliar de serviços gerais Fabíola Reis que atua junto à Sede da FHGV tem participado das palestras oferecidas no turno das manhãs. Até então ela nunca tinha participado de uma semana dedicada à prevenção de acidentes no trabalho. “As palestras são muito boas com temas diferentes e muito interessantes porque nos ajudam a nos abrirmos para as nossas próprias tensões diárias”, declara.

Para a técnica de segurança do trabalho Dayane Farias a Sipat está proporcionando o conhecimento sobre a opinião de colegas sob o ponto de vista psicológico referente à saúde do trabalhador. “Destaco a palestra que abordou a síndrome de Burnout e sua relação com os profissionais da área da saúde. A palestrante também fez uma interação com os participantes. Num papel, tínhamos que escrever uma palavra relacionada ao sentimento a respeito do trabalho. Alguns estavam insatisfeitos e foram aconselhados a procurar a saúde do trabalhador”, observa.

As palestras ocorrem durante o dia no auditório da Sede da FHGV, e à noite, na sala de aula do HMGV. A primeira ação da Sipat consistiu numa atividade física para os trabalhadores e nesse mesmo dia, era possível que o trabalhador que desejasse fizesse uma avaliação física realizada por fisioterapeutas do HMGV com o intuito de investigar o sedentarismo, a qualidade do sono e a sobrecarga de trabalho.

Programação

Quinta-feira – 24/10

10h: Cuidando do Cuidador – Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.

Palestrante: Rosângela Maria Alles – Psicopedagoga clínica e institucional e membro da Sociedade Brasileira de Palestrantes.

15h: Transexualidade e ambiente de trabalho.

Palestrante: Rafaela Vasconcelos Freitas – Psicóloga e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

20h30: Saúde mental no trabalho: o que é e como promover

Palestrante: Emilia dos Santos Magnan, psicóloga, especialista em desenvolvimento humano de gestores pela FGV e mestre em psicologia social pela PUC-RS.

Sexta-feira – 25/10

10h: A importância da Inteligência Emocional nas relações de trabalho.

Palestrante: Vanessa Marques – Psicóloga e mestranda em Psicologia Clínica na Unisinos.

15h30: Depressão no ambiente de trabalho

Palestrante: Carlos Eduardo Douglas Santana – Psicólogo.

20h30: Cuidando do Cuidador – Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.

Palestrante: Verônica Magalhães – Enfermeira, especialista em Saúde Mental Coletiva (UFRGS) e especialista em Saúde da Família: Gestão, Atenção e Processos Educacionais pelo Grupo Hospitalar Conceição.

Sábado – 26/10

8h: Jogos de Encerramento.

Local: Praça da Juventude – Rua César Alves de Souza, 130, Capão da Cruz, em Sapucaia do Sul.

Recent Posts