Programação especial da FHGV contempla Setembro Amarelo

 In FHGV, GRATO, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Neste mês, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) realiza atividades específicas da Campanha Setembro Amarelo 2019 criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em 2015, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psquiatria para alertar a todos a respeito da realidade do suicídio no Brasil e das formas de prevenção. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, por isso, a prevenção é o principal meio para salvar vidas. Para auxiliar nesse trabalho, a FHGV orienta a população por meio de perguntas e respostas ligadas ao tema disponíveis aqui.

De maneira voluntária, o CVV através do número 188 presta apoio emocional e sigiloso 24 horas às pessoas que desejarem conversar. O suicídio entre pessoas de 14 a 24 anos cresce no Brasil e as campanhas destinadas à prevenção nessa faixa etária têm sido intensificadas. Enquanto os índices caem em todo o mundo, a taxa entre adolescentes que vivem nas grandes cidades brasileiras aumentou 24% entre 2006 e 2015 segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. O estudo, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, indica ainda que o suicídio é até três vezes maior entre jovens do sexo masculino.

Programação no HMGV

03/09 – 14h – Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO). Dinâmica sobre a vida e produção de painel coletivo usando tintas. Público: usuários.

05/09 – Manhã – Oficina de Culinária na Unidade de Saúde Mental.
Público: usuários.

05/09 – 15h – Inauguração da Biblioteca da Saúde Mental e votação para escolha do nome.
Público: usuários e familiares.

06/09 – 10h – Roda de conversa para os trabalhadores com facilitação dos residentes da psiquiatria na sala de espera do Centro Obstétrico.
Tema: Suicídio? Vamos falar sobre isso!

06/09 – Tarde – “Bolo, chá e roda de conversa” com os trabalhadores, familiares e pacientes sobre o suicídio na Unidade de Saúde Mental. Público: pacientes e familiares.

Obs.: a programação das demais unidades da FHGV será informada assim que forem definidas.

Recent Posts