FHGV apresenta prestação de contas a Conselho Gestor do Hospital Tramandaí

 In Conselho Gestor, FHGV, Notícias

O Conselho Gestor do Hospital Tramandaí voltou a se reunir na manhã da quarta-feira (25). Apesar da falta de quórum para deliberações, os representantes que lá estiveram puderam assistir a apresentação da prestação de contas da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas referente a todas as suas unidades, abrangendo o período de janeiro de 2018 a julho de 2019.

O diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Fundação, Alex Borba dos Santos, iniciou fazendo um breve relato do cenário que a atual direção executiva da FHGV encontrou no início de 2018. Salientou as dificuldades externas e internas e o desequilíbrio do contrato em Tramandaí, que foi recomposto no decorrer dos 18 meses seguintes e agora está em fase de renegociação. Alex também falou da importância do aporte financeiro dos municípios vizinhos e do novo estágio de organização do Hospital, além de algumas ações específicas da área de pessoal, como a regularização dos RPAs, a criação de mecanismos de participação e a celebração de acordo coletivos.

EVOLUÇÃO SIGNIFICATIVA NO HT

A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Patrícia Bienert, ressaltou algumas evoluções importantes, não apenas no contexto geral da FHGV como especificamente no Hospital Tramandaí. Lembrou dos índices de aprovação das pesquisas de satisfação (cerca de 95%) realizadas com usuários e familiares, dos 100 % de atingimento de metas, da gestão participativa e de ações que já ocorrem no Hospital Municipal Getúlio Vargas e que estão sendo implantadas em Tramandaí.

O diretor do Hospital, Luis Genaro Figoli, destacou quatro eixos importantes desenvolvidos durante o período: o aprimoramento da atenção à saúde, comprovado com a já mencionada pesquisa de satisfação; a restruturação econômico-financeira, que deu sustentabilidade à instituição; o atingimento de metas, e a renovação da infraestrutura do Hospital, que passou por melhorias significativas que deram mais conforto e segurança a usuários e trabalhadores.

Por fim, a coordenadora de Gestão Financeira da FHGV, Janice Cardoso, mostrou o resultado contábil de 2018, que apresentou superavit financeiro pela primeira vez. Os recursos (que não representam lucro) estão sendo aplicados no pagamento de dívidas e no incremento da atividade fim da Fundação. A coordenadora ainda falou no pagamento a fornecedores, que foi retomado, na regularização dos encargos sociais e nas contas da Fundação que foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

Os representantes do Conselho Gestor puderam tirar dúvidas e conversar com os diretores da Fundação e do Hospital. Para as próximas reuniões do Conselho, haverá um incremento nas convocações para que não ocorra novamente a falta de quórum.

Clique aqui para acessar matéria sobre a prestação de contas da FHGV.

Recent Posts