Hospital Tramandaí imuniza trabalhadores e capacita equipe de enfermagem sobre parto humanizado

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Nesta semana o Hospital Tramandaí (HT) administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas através da Saúde do Trabalhador e do Controle de Infecção realizou a imunização de 280 funcionários contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa). O HT também proporcionou a capacitação da equipe de enfermagem a respeito do parto humanizado.

Segundo a enfermeira do trabalho Carine Segabinazzi, a Vigilância Epimediológica do Município disponibilizou as doses para vacinar os profissionais por conta de casos de coqueluche no Litoral Norte. Para a população, as doses da vacina estão disponíveis na rede de postos de saúde de Tramandaí. A coqueluche é uma doença infecciosa transmissível aguda que compromete predominantemente o aparelho respiratório, caracterizando-se por graves crises de tosse. A transmissão da doença ocorre, principalmente, pelo contato direto, por meio da fala, da tosse e do espirro.


Trabalhadores do HT foram imunizados contra difteria, tétano e coqueluche.

Parto humanizado

A equipe de enfermagem do HT passou por capacitações sobre as boas práticas no parto humanizado ministrada pelas enfermeiras Bruna Flores e Roselaine Costa. Os estagiários do curso técnico em enfermagem do Sistema de Ensino Gaúcho também receberam as instruções.

A coordenadora da Linha Mãe, Bebê e Criança do HT, Priscila Silveira Neto informa que foram abordadas as técnicas não farmacológicas no alívio da dor durante o trabalho de parto. “Essa humanização durante o trabalho de parto privilegia o bem-estar da parturiente e do recém-nascido ao considerar os processos fisiológicos, psicólogos, e o contexto sociocultural”, afirma Priscila.

A enfermeira do Centro Obstétrico do HT, Roselaine Costa, acrescenta que “as boas práticas são estratégias para garantir a gestante uma assistência que lhes permita vivenciar a experiência da maternidade e nascimento com segurança, respeito e dignidade, que constitui uma experiência única para a mulher, parceiro e sua família”, finaliza.

Recent Posts