Atividade do Agosto Dourado conscientiza sobre importância da amamentação exclusiva

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Na última quinta-feira (22), o Grupo de Orientação sobre Cuidados Pós-Alta (GOCA) Mamãe Bebê do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), com a participação de enfermeiros e técnicos de enfermagem, realizou um bate-papo alusivo ao Agosto Dourado. Na ocasião, Ana Paula Monteles, coordenadora da Linha Mamãe Bebê Criança, palestrou aos papais e mamães do Centro Obstétrico sobre a importância de manter a amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê e a forma como isso deve ser feito.

Segundo ela, os segredos da amamentação são a paciência e a persistência. “O leite tem todos os nutrientes que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Entendemos que não é fácil, às vezes achamos que não vamos conseguir e pensamos em desistir. A mamadeira parece tão mais fácil. Mas é necessário entender que o leite materno é a proteção que o recém-nascido mais precisa”.

Ana ainda comentou sobre o mito do “leite fraco”. “Não existe leite materno fraco. O bebê mama conforme a capacidade gástrica dele. Logo que nasce o tamanho do estômago dele varia entre uma cereja e um ovo e o volume de leite que ele consome vai aumentando”.

O mês “Agosto Dourado” simboliza uma campanha que conscientiza papais e mamães quanto à importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês. É um mês dedicado ao incentivo e ao estímulo da amamentação.

As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de idade, não devendo ser oferecido nenhum outro alimento complementar ou bebida. Somente a partir dos seis meses todas as crianças devem receber alimentos complementares e manter o aleitamento materno. A amamentação deve ser continuada, pelo menos, até a criança completar os dois anos de idade, por conter todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água necessários para o desenvolvimento, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças.

Recent Posts