Trabalhadores da Saúde Mental do HMGV passam por capacitação

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A partir de uma demanda apontada em registros junto à Saúde do Trabalhador da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), o setor em conjunto com o de Desenvolvimento de Pessoas realizou uma capacitação para os funcionários que atuam na Unidade de Saúde Mental (USM) do Hospital Municipal Getúlio Vargas. A qualificação aconteceu nos três turnos e alcançou 99% dos funcionários.

De acordo com a psicóloga da Saúde do Trabalhador Priscila Jandrey Brasco, um levantamento dos últimos anos revelou o aumento do número de acidentes de trabalho, envolvendo a violência e a agressividade dos usuários com os trabalhadores da USM. Segundo ela, com os dados registrados pela Comunicação de Acidente de Trabalho (CATS), concluiu-se a necessidade de ação para minimizar acidentes desse tipo.

“Em vários casos eles podem ser evitados e prevenidos. A partir disso, pensei que seria importante todas as equipes do setor receberem a capacitação. Essa é uma agressividade diferente de qualquer outra porque muitas vezes decorre do sintoma do próprio paciente que está com abstinência de drogas, por exemplo. Em muitas vezes, a agressividade não é intencional e, sim, sintoma para se defender do transtorno por abstinência de droga. Nesse caso, o paciente pode ter alucinação e achar que o trabalhador vai atacá-lo”, explica a psicóloga.

Os profissionais que atuam na Emergência do HMGV serão os próximos a passarem pela capacitação a respeito desse assunto. “Nesse setor, o abalo psicológico dos trabalhadores é o mesmo, porém o motivo da agressividade diferencia-se porque eles sofrem a violência e a agressividade advinda de familiares”, observa Priscila.

Da esquerda para a direita, Ana Paula Souza e Priscila
Jandrey Brasco que organizaram a capacitação.

Desenvolvimento

A responsável pelo setor de Desenvolvimento da FHGV, Ana Paula Souza, destaca que a área está aberta para sugestões dos coordenadores e trabalhadores que acreditam ter algumas necessidades de capacitação. “As atividades de educação permanente são baseadas em questões ou problemas que temos na instituição de saúde. Quando recebemos a demanda da Saúde do Trabalhador, solicitamos a capacitação feita pela enfermeira e professora da Unisinos, pois temos um convênio com a instituição”, detalha.

A capacitação foi ministrada pela enfermeira do Grupo Hospitalar Conceição e professora da disciplina de Saúde Mental na Universidade do Vale dos Sinos Rita Mello de Mello. A profissional é mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e realiza estudos de doutorado também nessa área.

Recent Posts