FHGV auxilia Hospital Montenegro na implantação de residência médica

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Com o objetivo de auxiliar na implantação dos programas de residência médica no Hospital Montenegro (HM), a responsável pelo setor de Desenvolvimento da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas Ana Paula Souza realizou uma visita técnica ao HM. O convite partiu da Direção da instituição montenegrense que a exemplo do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) gerido pela FHGV é público e 100% através do Sistema Único de Saúde.

Desde 2014, o Programa de Residência Médica da FHGV formou 22 profissionais e, atualmente, conta com 38 residentes em treinamento e serviço. “O convite do HM para prestarmos intercâmbio e parceria em alternativas de implantação de seu Programa de Residência Médica demonstra o grau de excelência e reconhecimento que o programa da FHGV possui na comunidade e no meio acadêmico”, destaca Ana Paula.

O primeiro encontro de trabalho no HM se deu com a participação das secretárias administrativas Grasiele Nunes e Graziele Machado, e o diretor técnico Jean Ernandorena, que são responsáveis pela gestão acadêmica dos programas no hospital.

Residência

Graduada no final do ano passado pela Universidade Federal de Rio Grande, a médica Marina Behrends Pinto, há mais de três meses, faz residência no HMGV. Ela lembra que durante toda a sua formação acadêmica recebeu o direcionamento para a especialização e revela que optou pela residência em Clínica Médica porque sempre teve tendência para atuar com o cuidado continuado do paciente.

“A residência tem sido bem enriquecedora porque tenho posto em prática muitas coisas que vemos muito na teoria. A preceptoria é incrível e todos são muitos atenciosos, disponíveis, qualificados e acabam nos capacitando muito bem. Isso é imprescindível na residência e sou muito feliz por trabalhar com esses profissionais”, afirma a residente.

HM

O Hospital Montenegro em 2018 prestou 43.664 atendimentos de pronto socorro e 40.665 consultas eletivas. Além disso, aconteceram 6.012 internações, 186.525 exames laboratoriais, 33.924 exames de imagem e 1.178 partos. Apenas na maternidade do HM existem 28 leitos, distribuídos em seis na pediatria, 12 na maternidade e dez para unidade cirúrgica. A maternidade é composta por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermagem, pediátras, obstetras, serviço de psicologia e assistentes sociais.

Recent Posts