Semana da Enfermagem na UPA de Sapucaia do Sul qualifica e motiva trabalhador?es

 In FHGV, Notícias, UPA Sapucaia


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul realizou a Semana da Enfermagem. Numa sequência de palestras, temas relacionados à realidade dos profissionais de saúde durante os atendimentos prestados aos sapucaienses. Entre os participantes do evento e também palestrante, o enfermeiro Ivair Cordeiro Menezes, que acredita que a programação permitiu a reciclagem para toda a equipe. “Isso é necessário constantemente, pois as informações acrescentam em muito para quem trabalha com as situações que envolvem a saúde”, opina o trabalhador.

A enfermeira Débora Braga Rech tratou do tema Cuidados em úlceras vasculares e de decúbito. “Todo o ano fizemos a semana preocupados com temas ligados a nossa realidade. Quando a rede básica fecha, nos finais de semana, os pacientes com úlcera por pressão e decúbito surgem muito na UPA. Esses atendimentos são em torno de uns 50 fora os casos de outros tipos de curativos” afirma a enfermeira.

Conforme explica Débora, a úlcera por pressão é uma ferida em qualquer região do corpo. No entanto, ela é mais comum onde existe a proeminência óssea. “A lesão abre geralmente em pacientes acamados ou com alguma dificuldade vascular e em pacientes diabéticos vira uma ferida crônica que necessita tratamento até fechar”, acrescenta.

Coordenação

A coordenadora da UPA de Sapucaia do Sul Carla Micheline Queiroz comenta que esse evento foi um meio de valorizar e motivar a equipe, qualificar o trabalho, e ainda, melhorar o desempenho. “Todos ganham: trabalhadores e usuários. Estamos programando as capacitações com uma frequência mensal e rodas de conversa sobre humanização e atendimento ao usuário além de outras atividades. Isso para que o colaborar fique mais motivado e trabalhe mais feliz porque a UPA é a sua segunda casa”, reforça.

Palestras

Na programação da Semana da Enfermagem da UPA foram realizadas palestras a respeito dos Cuidados em úlceras vasculares e de decúbito ministrada pela enfermeira Débora Braga Rech; Sinais, sintomas e manejo de infecções de vias aéreas inferiores exposto pelas enfermeiras Marivoni Bossle e Josiane Cardoso; Boas práticas na administração de medicamentos abordado pela farmacêutica Juliana Andrade Fasolo; Orientações gerais sobre o eletrocardiograma explicado pela enfermeira Josiane Cardoso; Humanização na saúde destacado pela enfermeira coordenadora da UPA de Sapucaia do Sul Carla Micheline Queiroz; Manejo verbal e contenções mecânicas elucidado pela enfermeira Vanessa Mizevski; Medicações em sala de parada ministrado pelo enfermeiro Ivair Cordeiro Menezes; Ergonomia, citado pela enfermeira Rosane Maria Kortz; e por fim, Orientações gerais sobre o eletrocardiograma, exposto pela enfermeira Josiane Cardoso.

Recent Posts