Encontro do GRATO tira dúvidas sobre o tratamento quimioterápico

 In Fundação, GRATO, Hospital Getúlio Vargas

O Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) reuniu-se novamente nesta terça-feira (4). O tema da vez foi o tratamento via quimioterapia. O espaço do auditório da FHGV estava lotado. Na ocasião, esteve presente a enfermeira Alessandra Justo Pinto, do centro Oncologia Centenário, que explicou como funciona a assistência, tipos de cateter, reações pós aplicação e cuidados a serem tomados. Ao final, Alessandra tirou diversas dúvidas das pacientes.

O Oncologia Centenário, localizado em São Leopoldo, já é conhecido de diversas pacientes do Grato, visto que muitas são direcionadas para lá, dando sequência ao tratamento.

Atividades coletivas são a marca do GRATO

Na primeira terça-feira de cada mês, o GRATO oferece às mulheres debates, palestras e um ambiente de acolhimento. O grupo de apoio surgiu da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e seus familiares, oferecendo um suporte humanizado em tratamento de câncer. Para isso, reúne equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. Nas reuniões acontecem atividades coletivas, trocas de experiências e depoimentos pessoais. Dezenas de pessoas, a maioria formada por mulheres, já participaram ou participam dos eventos do Grupo. Ao final, ocorre sempre o tradicional coffee break, com lanches trazidos pelas pacientes.

Recent Posts