Visita Ampliada flexibiliza contato de internados com familiares e amigos

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Há cerca de 3 anos o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) atua com o sistema de Visita Ampliada. Das 8h às 14h e das 16h às 20h podem ser visitados os pacientes da Clínica I, da Unidade de Cuidados Intermediários Adulto (UCIA), Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) e do Alojamento Conjunto. Antes, os horários para visitar os internados eram fixados. Com a mudança, o hospital segue a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde.

“Muito positiva e flexível essa mudança. Meu primo ficou internado aqui no ano passado, e como trabalho perto, sempre vinha vê-lo. Assim, eu ficava mais tranquilo”, opina o vendedor Daniel Monteiro que dessa vez está no hospital por causa do nascimento da filha. A técnica de enfermagem Andréia Katelen de Brito Moacir, que é esposa de Monteiro, lembra que o sistema tornou mais fácil a visita para quem trabalha.

Segundo a coordenadora da Linha de Cuidados Adulto, Rafaella Giacomini, o acesso ampliado dos visitantes aos internados assegura melhor o vínculo entre pacientes e familiares. “A família presente mais tempo faz com que a recuperação do paciente seja mais rápida e a visita ampliada é pensando no bem-estar do internado”, explica Rafaella. A coordenadora também explica que nos intervalos das visitas ocorrem as trocas de plantão e a higiene e o conforto dos pacientes.

Internados

Neste momento, o HMGV está com 133 pacientes internados além dos que se encontram em observação. Nas unidades fechadas como Emergência e na Unidade de Terapia Intenstiva as visitas ocorrem das 12h30 às 13h e das 20h30 às 21h. Nos finais de semana, nesses locais as visitas podem ser feitas das 14h30 às 15h e das 20h30 às 21h. Nas Clínicas Cirúrgica, Retaguarda e Pediatria, os internados podem ser vistos das 9h às 14h e das 16h às 20h.

Na Unidade de Cuidados Intermediários Adulto as visitas são das 12h30 às 13h e das 20h30 às 21h. Nos finais de semana a hora disponível de visita compreende das 14h30 às 15h e das 20h30 às 21h. Já na Saúde Mental as visitas devem acontecer apenas das 15h às 16h.

Cada internado pode receber apenas uma visita por vez e os pacientes que estão em isolamento têm somente duas visitas por dia. O direito à acompanhante é concedido a menores de 18 anos, aos maiores de 60 anos, às puerperas ou aos casos com algumas situações especiais.

Recommended Posts