VII Semana de Enfermagem do Hospital Tramandaí conquista o público

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Um evento cheio de atrações, com participação ativa do público e que tratou sobretudo de como é importante cuidar do cuidador. Assim foi a série de palestras alusiva à VII Semana de Enfermagem do Hospital Tramandaí, que ocorreu na terça-feira (14).

O saguão de entrada do Hospital esteve sempre repleto de enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que se envolvem diariamente com o bem estar dos usuários. Segundo a Responsável Técnica de Enfermagem e integrante da equipe organizadora do evento, Ana Carolina Tavares Bernardi, “o principal objetivo ali era a valorização do trabalho de quem está acostumado a cuidar, mas que também necessita de cuidados em seu dia a dia”.

Nesse contexto, após as boas vindas dadas pelos diretores do Hospital. Luis Genaro Figoli e Luciana Schilling, e pela comissão organizadora da Semana, o palestrante Francisco Craus, psicólogo, falou sobre consequências de sobrecarga de atividades, sobre ansiedade e dos padrões de defesa que estamos acostumados a seguir em nossas vidas. Craus fez questionamentos, estimulando que o público se identificasse com as diferentes situações ali expostas.

CICLO DE PALESTRAS

Em seguida, a palestrante Verônica Vargas falou sobre Ergonomia (inclusive no manuseio do paciente), ressaltando os maus hábitos de algumas posturas que acabam trazendo consequências danosas se não forem tratados. Neimara Bittencourt ministrou um verdadeiro curso sobre automaquiagem, mostrando como esse cuidado pode ser importante na autoestima das trabalhadoras.

Antes do intervalo para o café, a palestrante Luzia Vianna dos Santos abordou um tema que chamou bastante a atenção do público: a automedicação. Depois, um show do grupo Enferlhaços, acadêmicos de enfermagem da FACOS/Unicnec que fizeram paródias engraçadas sobre situações cotidianas, movimentando e provocando a interação do público.

As apresentações iam conquistando as pessoas. A ouvidora do Hospital, Fabíola Lima, aprovou as palestras e reconheceu a relevância do evento: “Sem dúvida é importante essa valorização do espaço do trabalhador, reforçando a motivação do dia a dia dentro do Hospital. Isso tudo, sem dúvida, acaba trazendo benefícios inclusive para o usuário”.

A VII Semana finalizou suas atividades com outras três atrações: a palestra Me reconheço na profissão, com Vera Miranda (presença constante em eventos, por escolha dos trabalhadores); a oficina sobre o papel do enfermeiro na visão da equipe, com palestra de Hanai Minuzzi, e sorteio de brindes aos participantes. No final, a certeza de que, naquele dia, os cuidadores receberam o devido cuidado.

Recent Posts