Semana da Enfermagem do HMGV inicia com comemoração

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) está na 6ª Semana da Enfermagem voltada ao público interno que atua em Sapucaia do Sul, mas o evento é aberto à participação da comunidade. A programação iniciou com um almoço especial com a tradicional feijoada preparada pelo Setor de Nutrição e Dietética do hospital. Neste ano, a semana tem como tema “Cuidando o cuidador” e conta com palestras sobre ergonomia no ambiente de trabalho, reiki e terapias integrativas.

“O objetivo é estimular a sensibilização da equipe de enfermagem para o cuidado em si e para que seja capaz de desenvolver ações para promover o autocuidado dentro e fora do ambiente de trabalho. O pensamento do tema deste ano segue a linha de continuidade do ano passado quando trabalhamos com a valorização do profissional”, explica o responsável técnico de enfermagem Tiago Plá Pereira.

O tema “Cuidando o cuidador” contempla terapias integrativas porque essas práticas estão disponíveis à população no Sistema Único de Saúde desde 2006. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) teve aprovação unânime no Conselho Nacional de Saúde.

Organização

A semana foi organizada por Pereira, pela técnica em enfermagem Cláudia Paulino Campos e pela auxiliar de enfermagem Letícia Pacheco. Essa equipe atua há 2 anos na gestão da enfermagem do HMGV. “É sempre uma satisfação organizar um evento que reconhece as questões importantes para a nossa categoria”, declara Cláudia. Já Letícia lembra que essa é uma oportunidade de aproximação dos profissionais da área.

Programação

Nesta sexta-feira, às 9h, no auditório da FHGV acontece a abertura do evento com a participação do diretor geral, Gilberto Barichello, da diretora hospitalar, Loredi Becker e do responsável técnico de enfermagem, Tiago Plá Pereira. Às 9h30, a enfermeira do trabalho Rosane Maria Kortz trata do tema “Ergonomia no ambiente de trabalho”. Às 10h15 tem coffee break, e às 10h30, a mestre em Reiki Vilma Hoffemann palestra a respeito do assunto.

A enfermeira e pós-graduada em Terapias Naturais e Fitoterapia pela Universidade Luterana do Brasil Elisabete Moreira faz a palestra acerca da “Fitoterapia na saúde”, às 14h30. Após o coffee break, às 15h30, o terapeuta holístico Nicholas Rafael Frohlich expõe o tema “Cone Chinês: os benefícios e as aplicações”. Ao final, haverá o sorteio de cinco aplicações do Cone Chinês. Essa é uma terapia que tem como principal objetivo a desobstrução dos canais energéticos, desobstrução do ouvido, nariz e garganta, entre outras aplicações.

Recommended Posts